Alô… Com quem você quer falar?
No próximo dia 16 de novembro de 2008, a apresentadora Regina Casé traz para o Fantástico, uma reportagem sobre as lan-houses na periferia. Segundo a emissora, hoje já são mais de 90.000 espalhadas pelo Brasil e, essas mesmas lan-houses representam nada menos do que 50% dos acessos a Internet, acesse a matéria.
Pois é cara pálida, afinal, você sabe exatamente quem são todas essas pessoas do outro lado dessa linha digital?
Algumas pesquisas apontam significativo crescimento do acesso a Internet pelas classes C e D colocando o Brasil em uma posição privilegiada quanto à inclusão digital.
Sem querer chover no molhado, já sabemos de todas as maravilhas e benefícios da Internet. Nada mais justo que as classes menos favorecidas também tenham acesso às novas tecnologias. Não precisamos sequer abordar as questões culturais, basta citar que na internet uma pessoa provida de poucos recursos financeiros pode acessar um milhão de vitrines maravilhosas, olhar todos os produtos, saber o que se está usando sem ter que aturar algum vendedor chato questionando se você pode, quer ou deve comprar qualquer coisa que lá está.
A questão não é a inclusão, nem as lan-houses e muito menos a expansão digital por todas as camadas sociais; a questão é que cabe ao planejador saber exatamente não apenas quantos são, e sim, ou principalmente, quem são.
Como planejador e não como fã da série Arquivo X. costumo dizer: A verdade está lá fora.
138 Comentários
good start
Sim!Viramos escravos da internet!Hoje em dia em qualquer lugar que você vá há uma “lan house”…seja nos shoping, no supermercado, na rua…sempre há uma!
A era digital já dominou nós, seres humanos…criamos uma dependência muito forte de acessar a internet todos os dias…seja para pesquisas, pagamentos de contas, compras…
E essa tecnologia atinge todas as classes sociais…hoje em dia todos nós temos acesso a tudo!
Essa mídia realmente dominou o mundo…hoje, até crianças acessam a bendita da internet…basta apenas um monitor e uma cpu, para qualquer um estar plugado no mundo!!!
Defendo que o planejador deve ser flexivel a novas tecnologias, o incrivel aumento de consumo das classes menos favorecidas reflete em expansão de nivel cultural e inclusão. Um convite a refletir sem hipocrisia os beneficios e oportunidades que este novo volume de acesso a internet trás à nós futuros publicitários.
A internet está cada vez mais presente na sociedade. Já foi a época que era acessível para poucos, agora está cada vez mais fácil participar desse mundo.
É muito fácil perceber isso, é só olharmos em nossas volta e notar quantas lan-houses temos espalhadas por aí. Foi se o tempo de bibliotecas, agora tudo fica mais fácil e comodo procurar na internet. Podemos fazer milhares de coisas sem precisar sair de casa. É uma mídia que dominou todas as classes sociais, um veículo com alta penetração em todos os targets.
As lan houses são alternativas perfeitas para as pessoas se conectarem com o mundo. Lá é possivel namorar, estudar e até arrumar oportunidades de emprego.Assistindo ao Fantástico da TV Globo ficou bem claro que trata-se de uma excelente alternativa para quem não possui internet em casa e isso abre para nós publicitários um novo olhar para as classes C e D que acessam a rede desta maneira. Mais uma vez mostrando a necessidade de um planejador antenar-se na realidade que a sociedade traz a cada dia
A internet nos possibilita um mundo em nossas mãos, sem sair de casa você tem o que precisa, compras, conhecer lugares, pesquisas de diversas empresas, cursos on line se comunicar de formas váriadas, a até mesmo a busca por emprego, enfim, são tantas que não fica dificil quantificar seus beneficios.
E importância para classe C e D é com as lan-houses a internet vai se popularizar mais rápido.
Hoje não vejo minha vida (pessoal ou profissional) sem internet e email, ficamos escravos dessas tecnologia.
Cabe a nós publicitário utilizarmos essa ferramenta como um grande beneficio.
Os profissionais de comunicação têm um grande desafio pela frente. A inclusão digital das ditas classes baixas é só o start para que comunicação atual seja reformulada e adequada a essa nova demanda de consumidores de propaganda. O grande pote de tesouro está em desvendar não só quem são esses consumidores, mas sim todos os costumes, o que fazem e até o que pensam.
Com o crescimento e a evolução da tecnologia, notamos a importância que a mesma possui no nosso dia a dia, pois através da grande ferramenta que é internet, nos atualizamos constantemente com relação aos assuntos globais.
A criação de Lan-Houses, foi uma idéia fundamental, que hoje predomina em todo mundo, trazendo benefícios tanto para o proprietario, como para a população no modo geral, que usufrui não apenas da internet como de diversos serviços prestados que uma Lan-House pode oferecer.
Muito bem!! Pelo menos quando o assunto é inclusão digital, o Brasil cresce, evolui. Porque em relação às outras questão (financeiras, educacionais, política…) só despenca.
Além de fazer a pessoa de baixa renda “viajar” por mundos jamais imaginados, faz com que ela se sinta integrante de uma sociedade que não conhece e que nem se imagina fazer parte.
E não somente navegando por espaços jamais visitados, mas também auxiliando no aprendizado, em pesquisas escolares, cursos, novas oportunidades, entre infinitas possibilidades de crescimento.
A Internet proporciona, sem limites, um mundo igual a todos, nem que seja somente enquanto se está conectado à rede. Um mundo ilimitado à quem mora na favela ou quem mora em uma mansão, ela torna-se única e universal.
E essa é mais uma realidade da qual nos deparamos diariamente, muitas lan houses espalhadas pelo Brasil a fora, sejam nomeadas com a ortografia errada ou não, com nomes engraçados ou não; ou independente da sua localização, lan houses que abrem as portas não somente para uma pessoa acessar uma rede de computadores, mas sim, ter acesso ao mundo!!!
O grande desafio do planejamento quem e como são todos estes 50% que acessam a internet, seus gostos e interesses? Este é um público com grande potencial e que for o primeiro a aproveitar todo este potencial terá grandes vantagens frente aos seus concorrentes. Desafios como estes serão comuns e acada vez maiores!
Assisti a matéria, e claro, não posso deixar de concordar com os comentários que ela gerou. É simplesmente fantástico, e por isso mesmo estava lá! E a gente volta àquela matéria sobre a Comunicação quebrando barreiras, agora a das classes sociais. Mais uma vez, aliada à tecnologia, a Comunicação surpreende e inclui de forma inteligente, democrática e apropriada, muitas pessoas que precisam dela para trabalhar, para evoluir, para inovar, para se sentirem parte do sistema, sem fronteiras.
Essas pessoas conquistam o direito à informação rápida, à opinião, por vezes geram publicidade, praticam a liberdade de escolher seus estilos, alimentam seus desejos, fazem escolhas.
Por fim, concordo de novo, o importante será que o planejador fique atento às oportunidades que a transformação e a inclusão digital devem gerar. Procurar compreender onde estão, quem são, quantos são será decisivo para planejar com foco em resultados reais.
Ter Internet , é ter o mundo nas mãos.
Talvez seje muito pretenciosa essa expressão, mas verdadeira. A internet liga pessoas, liga mundo e conversa com todos.
A disponibilidade da internet para as classes C e D, tornou-se algo chocante e moderno. Porque a modernidade acompanha a evolução, e evolui é está antenado com a tecnologia, é está presente no que se diz respeito a avanço. E isso hoje é possivel com a Internet.
O que antes(A Internet) era apenas trabalho das classes A, B, hoje é diversão e fonte de renda para demais classes.
Nas periferias, ruas, bairros há de haver sempre uma Lan House, pois ali existe pensamento, concentração e busca. Uma busca permanente pela sabedoria, pela curiosidade e pela vontade de ter o que antes era restrito, e que dificilmente voltará a ser apenas de uma pequena parcela da humanidade.
A inclusão digital pode ser considerada como uma peça importante para a evolução da sociedade, o que antes era disponível apenas para classes altas, hoje está disponível para todas as classes.
Com a internet nas periferias, os moradores conhecem a tecnologia que cresce rapidamente, com a facilidade da internet as pessoas podem saber o que esta à venda, quanto custa, onde encontrar, as formas de pagamento, quais os benefícios, se informam de como obter, de como crescer, trabalhar, procurar emprego, estudos.
A grande oportunidade está ai, um target imenso e que ainda poucas ações são direcionadas a eles e concerteza não importa mais quantificar mas sim quem são e onde estão. Agora a grande missão do planejamento é atingir este público ainda mais se tratando de internet meio que ainda é muito pouco explorado. E mais uma vez “a verdade está lá fora” frase que cada vez será usada para indicar que temos que ir muito alem de tabelas, relatórios e realmente pensar fora do quadrado este desafio será cada vez maior.
A cada dia que passa, os acessos a internet vem aumentando entre as classes mais baixas. E grande parte desse aumento ocorre devido ao grande sucesso das lan houses, onde qualquer pessoa com menos de R$2,00 pode ter acesso a internet.
Percebe-se através da reportagem que os acessos das classes C e D ja são bem significativos, chegando aos 50%. Mas isso não significa que essa parcela da população saiba realmente como utilizar essa ferramenta.
Em todo caso, informações como essa, são indispensaveis para o mundo publicitário, pois a internet é um meio que pode ser utilizado para falar com todas as classes sociais.
Já passou o tempo em que a internet era limitada as classes A e B e que sua utilização servia apenas para promover algumas noticias e “cultura inútil”.
Realmente é supreendente a abrangencia da internet tanto para a comunicação quanto para demais assuntos, e a assebilidade das classes C e D.
Um planejador deve conhecer a fundo seu público, pesquisar seus costumes e desejos para conseguir ser bem sucedido, e a expanssão da internet para todas as classes sociais é uma arma poderosa para se alcançar os objetivos de uma campanha que visa impactar esse público.
De fato, a realidade está lá fora e cabe aos profissionais da área conhecer essa realidade e usa-la a seu favor.
A internet cada vez mais aproxima as pessoas e distíngue o público, as pessoas se encontram em comunidades, blogs específicos e procuram o que é de seu interesse nesses sites.
O que acontece é que um banner publicado em local específico ao interesse do consumidor tem um impacto muito alto. Na internet o rastro do consumidor alvo é fácil de ser encontrado e explorado a interatividade com ele pode aumentar ainda mais isso.
A população de baixa renda que começa a integrar esse mundo, vai ter uma grande movimentada nas novas tendências nesse meio e atingí-los ficará mais fácil ainda.
Hoje em dia é muito mais facil acesso a internet entre classes baixas, qualquer lugar você acha uma Lan House, hoje ´[e muito mais facil comprar um computador, é bem mais barato do que antes.
E o mundo da tecnologia avança muito, cada dia uma novidade diferente.
O planejador tem que esta ligado em tudo que acontece, a verdade está lá fora.
A lan-house virou uma boa fonte de renda ao se tornar popular. Mas não é só o dono do empreendimento que tira proveito disto. Estamos falando, óbviamente, de propaganda, publicidade que é claro, caminham paralelamente com um bom planejamento.
Será que aquele individuo que está atrás do monitor, por mais pobre que seja, não compra nada. claro que compra. pelo menos as necessidades básicas ele deve suprir. Talvez não faça essas compras através da internet, mas se realmente não o faz então aonde ele compra, porque, quando, será que ele sabe que eu também vendo isto na internet? Não estou dizendo que o cara é burro, mas as vezes ele não sabe mesmo, só que ele sabe sim, mas parece que quem não sabe somos nós. Não é novidade para ninguém que a televisão, o rádio e outros meios movimentam fortunas por que falam com massa, a internet que é bem mais moderna que os dois não poderia ficar para trás não é mesmo.
“Oloko Meu” quem diria, o seu José sumiu da poltrona da sala!
sumiu nada, na internet ele assisti o que ele quer e não o que o Faustão manda.
Se você souber onde o seu José está, com Três letras você pode economizar uma baita de uma grana.
As classes mais baixas aos poucos vem ganhando importância no mercado. Lembro de recentemente ter visto uma matéria sobre a classe C, sobre como esta classe está movimentando o mercado.
Era de se esperar que o crescimento viesse a acontecer no meio digital e o planejador tem que estar atento a todas estas mudanças, pois não se pode perder nenhuma oportunidade.
O fato da classe mais baixa estar acessando a internet pode ocasionar diversas mudanças na comunicação, pois estão se capacitando cada vez mais através da internet, o que pode torná-los cada vez mais exigentes.
Ao assistir a matéria do Fantástico foi possível ver como um planejador, se bem capacitado, pode se aproximar de seu público através da internet, indepedente da classe social esse público pertença.
Hoje, todos tem acesso as mesmas informações, são impactados de diversas maneiras. Os consumidores se tornam cada vez mais exigentes. Logo, cabe ao planejador conseguir, dentro desse ‘mundo virtual’, conhecer o seu público, seus hábitos e atitudes para saber onde e como atingi-lo.
Sem dúvidas nenhuma, no mundo em que vivemos hoje é fundamental que todos tenham acesso a internet e entendam sobre as modernidades tecnológicas.
Acredito que num futuro bem próximo, muitas empresas deverão rever sua visão no mercado. Uma boa porcentagem da população já optou por ficar em casa e realizar suas compras pela internet, evitando transtornos com trânsitos, assaltos, lojas lotadas etc.
A tranquilidade e praticidade de se comprar pela internet está tomando conta de muita gente. Um bom planejador deverá atentar-se a essa tendência que com certeza tende a crescer cada vez mais.
As novas geração já nascem na nova era digital, onde tudo pode ser feito apenas com um clique do mouse. Isso não acontecia pouco tempo atrás, quando apenas classes A e B tinham acesso a essa tecnologia fazendo com este mundo fosse pouco explorado pela publicidade tendo foco somente na elite do público. Hoje a internet já pode ser considerada um grande meio para atingir as classe menos favorecidas. Pessoas de classe C e D frequentam Lan houses com intuto de intergir com o mundo, pessoas e criar novas oportunidades de crescimento cultural tornando-se hoje a classe predominante na internet.
Esse mundo da internet como sabemos nos proporciona diversas oportunidades, é importante sabermos que a internet vem se difundido rapidamente aqui no Brasil, principalmente pelas classes menos favorecidas, através das lan houses.
Quantificar e qualificar esses novos usuários, ou seja, descobrir os habitos e costumes dos mesmos é de suma importancia para que essa ferramenta seja explorada de maneira adequada para esse tipo de target pelo planejador.
Os produtos destinados para a classe CDE podem e vão explorar esse novo vies para falar com o seu target.
Ira caber ao planejar dar o up grade e utilizar o melhor meio dentre tantas possibilidades para melhor conversar com o target.
Nos dias atuais podemos afirmar que a internet é o meio de comunicação mais usado por todas as classes sociais, independente da idade, cor,sexo, costumes, religião, cultura, etc.
Como lido na matéria a internet se tornou um dos meios mais populares, tornando a rotina de um publicitário favorecida, basta um único acesso para que a notícia, produto, empresa, e todos os assuntos em gerais sejam conhecidos em qualquer lugar do mundo.
Com esse progresso mostrado pelo fantástico ficou claro que existem várias pessoas que utilizam a internet inclusive de classe social baixa, ou seja, o bom planejamento de mídia não deve distingue classes sociais dentro do espaço virtual.
A inclusão digital está acessível para todo mundo, podemos ver claramente como diz a matéria, que o acesso a internet esta cada vez mais perto das pessoas mais pobres, esta certo que de uma maneira um pouco “brasileira”, pois remete a cultura daquele povo, que se adapta aos curiosos que querem conhecer os computadores, isso inclui crianças, idosos, maes de familia que antes não tinham acesso, agora tem a oportunidade de conhecer o maravilhoso mundo na internet.
Podemos concluir que algo que era acessado pela classe rica, hoje é visto e conhecido pela classe pobre, o que não pode ser despercebido pelos planejadores, e que devem se aprofundar sobre o assunto.
A internet vem aumentando cada dia e hoje quase tudo que fazemos gira em torno dela, portanto o acrescimo dos internautas lotam as lan- houses oferecendo muita tecnologia, criatividade ,diversao e conhecimento por tao pouco. E muito importante o acesso de todas as classes sociais gerando muito mais retorno em suas propagandas tanto para os planejadores quanto para os publicitarios.
É mais do que justo que a internet chegue em todas as classes socias trazendo muitos beneficios que até então eram apenas previlégio das classes mais favorecidas. A internet hoje em dia não é uma questão de luxo ou classe social, e sim uma necessidade que a cada dia esta atingindo mais pessoas, proporcionando muito conhecimento e uma interação que até então era completamente desconhecida pela classe C e D.
O planejador que não se antentar a essa realidade com certeza não irá obter muito exito em seus trabalhos realizados por não tomar das classes socias C e D que já são uma realidade na internet.
Realmente o crescimento das Lan house atingiu um grande número no Brasil , acho até que deveria ser como água e luz ,existir em todas as residencias,tenho um amigo que abriu uma em bairro da periferia, hoje já possui 03, quando comentou que iria abrir no “tal ” bairro até desacreditei que teria lucro, hoje percebo o quanto foi bom para ele e as pessoas daquele bairro.E o que achavamos que seria moda virou um vício e uma necessidade.
Com o crescimento do acesso a internet os profissionais de publicidade tem facilidade de se comunicar com todo o seu público.
No início dessa era de lan-houses, eu me lembro que muitas pessoas não sabiam nem o que era uma lan-house.
Hoje muito utilizada pelas classes C e D localizada nas periferias das cidades as pessoas dessas classes tem a oportunidade de fazer parte da porcentagem dos 50% que tem acesso a internet.
E hoje as crianças e adolescentes pertencentes a essas classes social têm acesso as mesmas informações que crianças e adolescentes de classe alta, por que antigamente (mais ou menos 7 anos atrás) fazer um trabalho digitado no computador ou efetuar pesquisas no Google e outras ferramentas na internet era somente para quem tinha computador e internet em casa.
Um exemplo de inclusão digital na minha opinião são as lojas Magazine Luiza que possuem lojas virtuais localizadas em periferias, onde o cliente vai até a loja e escolhe o produto pelo site e um catálogo digital, serviços gratuitos de Internet e uma variedade de cursos, de aulas de culinária a treinamento básico em computação são oferecidos para a comunidade e clientes.
Hoje estamos num mundo moderno , com a tecnologia cada vez mais avançada.
As Lan Houses é um meio justo, fazendo com que as classes C, D e E possam também interagir com o mundo virtual , um meio onde eles possam tanto estarem se atualizando expandindo seus conhecimentos quanto se divertindo,.. Isto é muito bom podendo evitar com que crianças e adolecentes das classes baixas , possam ir para ruas , apreender coisas e hábitos que possam carregar para o resto de suas vidas . E a Lan house pode ser um refúgio para muitos deles não abrangendo somente as classes previlegiadas.
Nos dias de hj, com o mundo globalizado e ainda tão cheio de preconceitos, a internet é o único meio onde está diferença não existe.
Pois não sabemos quem está no outro lado do computador.
A internet possibilita as pessoas de irem a lugares onde não poderia ir, conhecer coisas as quais não teriam acesso.
Hoje em dia com as pessoas tendo acesso a tudo, não existe esta diferença.
Mesmo algumas pessoas acreditando que internet não é algo para classe C, já está mais do que provado que a classe C é uma das que mais tem acesso a internet.
Na internet o planejador pode atingir a todas as classes em uma única inserção, claro que existe classes onde o impacto será maior e fará mais sentido, porém todos estarão vendo a marca/propaganda a ser inserida.
Que a internet faz sucesso no Brasil é fato. Vemos que públicos de todas as idades e classes sociais são apaixonados por ela. Uns sabem se virar melhor, outros tem um pouco de dificuldade, mas sempre há alguma coisa que a gente gosta de fazer na net. O que muita gente desconhecia era a capacidade de inovação e superação do brasileiro no que diz respeito a era digital. E não há barreiras que impeçam isso. Duvida? Quer prova maior que um Centro pedagógico de inclusão para deficientes visuais? Isso é fantástico! Também é de se admirar a iniciativa e empreendedorismo de donos de lan-house de periferias: chaveiro, motorista de van… eles já engatam a idéia da lan-house atrelada a seus outros respectivos “ganha-pão”. Tem até quem aproveite o interesse das crianças pelos jogos virtuais para ensinar informática. É inacreditável que um cara de planejamento não queira ver isto de perto! Revoltante.
Essa matéria foi uma das mais interessantes que já vi.
E salve-salve à internet, que além de ser uma ferramenta hoje indispensável, é também uma ponte (talvez a única) para os menos favorecidos financeiramente, passearem mundo a fora.
Nos dias de hoje, com a tecnologia da internet em alta, podemos dizer que é uma das mídias mais vistas por todas as classes. Como o próprio texto diz, as classes C e D estão hoje mais atentas ao que acontece na internet, tendo mais acesso ao que acontece no Brasil e no Mundo. A popularização da internet tem uma grande importância no meio puclicitário, pois todos os públicos tendo acesso a rede, consequentimente há uma maior vizualização do que acontece.
Espetacular essa espansão da internet pela periferia do Brasil, foi o tempo em que apenas as classes A e B tinham acesso a internet. Essa inclusão digital vez cada vez mais tornar o país um dos maiores em acesso a rede mundial de computadores.
A exemplos de pessoas que arriscaram tudo em abrir um lan-house e hoje esta colhendo os frutos afinal as classes C e D tem um poder de consumo muito elevado, e hoje em dia a internet deixou de ser apenas para diversão, é possivel trabalhar, comprar, trocar, investir..enfim inumeras opções que atrai a população. Levando as Lan-house a esse sucesso todo, a esse fenomeno que esta ser tornando, uma “febre” que toma conta da periferia, vale ressaltar também o planejamento que precisa ser feito em relação a esse crescimento a publicidade precisa prestar um pouco mais de atenção a essa nova onda que surge nas classes C e D..
Por sinal assistir o quandro do Fantastico, e realmente puder constatar o relatado acima, as lan-house estão em todos os locais, desde as garagem, um quartinho e gerando muito lucro ao seus donos.
Na internet todas as classes sociais se tornam similares, pois ao acessar um site não é visto com preconceito raça, religião e classe.
É claro que ainda existem tecnologias que não são para todos, porem a internet dismistifica todo e qualquer paradigma.
Todo planejador deve levar em consideração os mais diversos tipos de públicos, para poder analisar e alcançar seus objetivos.
Hoje a inclusão digital é para todos, não há diferença ou exclusão de classes.
Pessoas pertencentes a classe A e B não terão informações diferenciadas das pessoas da classe C e D, a informação é única.
As classes C e D representam 50% dos acessos a internet, isso representa uma porcentagem a mais em conhecimento, cultura e entretenimento para jovens e adolescentes que não tem um computador em casa. Esse resultado foi com a massificação das lan – houses nas periferias.
O legal de ter visto o link da matéria da apresentadora Regina Casé foi assistir os proprietários divulgando suas lan – houses, informando benefícios, infra-estrutura para quem acessa. No Paraná um proprietário adaptou os computadores para os deficientes visuais.
A expansão do conhecimento proporcionado pela inclusão digital.
A classe C, cada vez mais teem acesso a internet, através de lan house que se multiplicam nas periferias espalhadas pelo pais, e ações comunitárias, como a inclusão digital que faz com que mesmo os menos instruidos se interessem pela internet. Em especial os jovens, que com os sites de relacionamento, ou Youtubes da vida, faz com que eles conheçam um mundo que está fora da realizade deles.
Devemos estar atentos a este público, que com o tempo, veem consumido novas mídias, estando atentos ao que acontece no mundo, e temos que saber falar com este público, não nos fecharmos em só fazer mídia para uma parte seletiva (classe A B), afinal, classe C também consome. A verdade esta muito além do que achamos que está, para isso, temos que busca-las em outros horizontes.