Por que algumas ações on-line funcionam e outras não? Em parte por uma somatória de fatores como conteúdo, design, tecnologia, planejamento, criação, usabilidade, navegabilidade, etc. E de quem seria a responsabilidade dessa união e como fazer para que tudo funcione e atinja seus objetivos no ambiente on-line?
Parece uma pergunta simples, mas se assemelha a outra: por que em uma mesma Rua da Vila Olímpia alguns bares bombam e outros fecham? Alguns dizem que para isso não há respostas, discordo, em minha opinião é uma simples questão de ambiência.
Procurar o engajamento das pessoas na web ou fora dela, não é uma tarefa fácil e, pra piorar, muitos planejadores pensam produtos e não pessoas.
Pense pessoas; planejar uma ação ou um simples web-site sem ter em mente a realização das necessidades das pessoas é um bom caminho para não termos caminho algum.
Pense um pouco… Ser feliz é a maior de todas as necessidades humanas, as pessoas querem ser felizes, simples assim. Por isso que alguns bares bombam e outros não, “AMBIÊNCIA” que proporciona felicidade e satisfação.
Portanto, se você quer fazer algo na web que realmente funcione, ajude seu público a encontrar a tão sonhada felicidade. Ofereça aos outros o que você gostaria que fosse oferecido a você mesmo. Agora só falta decidir a quem cabe essa missão em planejar para que esse objetivo seja atingido. Será que serão os arquitetos da informação?