Fotos, materiais de apoio, indicações, bibliografias, apresentações, palestras, lembranças, e um pouco dessa moçada que tive o orgulho de conhecer e contribuir com a formação profissional.
A comunicação é assim, não tem limites, não tem fronteiras
O que há algumas décadas parecia utopia, presente apenas em filmes de ficção, com a globalização dos mercados e a massificação das tecnologias, é hoje uma realidade que transforma o cotidiano dos consumidores.
Essa realidade já vivida em 2019 foi sacudida em 2020. A ruptura do convencional funcionamento das sociedades contemporâneas provocada pela maior crise sanitária do século, fez com que alguns mercados realizassem em apenas 6 meses a transformação digital prevista para os próximos 10 anos.
Essa revolução baseada em meios digitais transformou mercados, comportamentos e consumo; 56% das pessoas passaram a utilizar melhor a tecnologia no dia a dia.
Os gastos com aplicativos de delivery de comida cresceram 94%; o consumo de plataformas de streaming de áudio ou vídeo passou a ser uma realidade para 98% dos usuários de internet com a expansão de plataformas como Dreezer, Spotify, Netflix, Amazon prime e Globoplay.
Em julho de 2020 as vendas do e‑commerce cresceram 110%; plataformas como zoom, google meet, goto meeting, lifesize e até mesmo whatsapp, aceleraram o trabalho em home office e remodelaram as relações familiares em tempos de confinamento.
Vai ter live? sim, milhares, incluindo Caetano Veloso!
Daqui pra frente seremos só digitais? Não, mas seremos infinitamente mais digitalizados do que éramos.
O mundo vive uma rápida transformação, e é partindo dessa nova realidade que a comunicação deve trabalhar a sua Marca, sem fronteiras ou limites, não importando quais as ferramentas, quais os públicos.
O ato de comunicar deve ser capaz de criar um vínculo entre a Marca e seu público, seja por meio das mídias offline ou online, unindo a comunicação e seus diversos públicos em uma mesma plataforma.
Não ter fronteiras é a capacidade de relacionar públicos interno, intermediário e consumidor. Não ter limites é a capacidade de realizar tudo isso sem limitar as ferramentas, procurando o melhor resultado com o menor custo.
Com as novas tecnologias tudo é possível; um jingle ou um VT podem ser veiculados em um celular, em um táxi, no metrô ou em um elevador. A realidade pode ser aumentada, colocada no seu bolso.
Não devemos desprezar o que já fazíamos, até porque faz parte da comunicação sem limites, como campanhas para TVs, rádios e revistas; campanhas de incentivo à venda; merchandising no PDV ou no próprio produto; mas podemos integrar tudo isso a outros formatos como uma nova forma de vender ou de servir, qualquer coisa que aumente a capacidade de relacionamento entre a Marca e seus diversos públicos.
Não ter limites para criar faz parte da comunicação e deveria estar presente no DNA de qualquer agência de propaganda.
Criar campanhas criativas ou inusitadas com poder de impactar os públicos necessários.
Criar soluções integradas que tragam amplitude com resultados maximizados.
Criar ferramentas inteligentes de comunicação, que aliam tecnologia, estratégia e criatividade.
Criar conceitos que são estratégicos e se tornam duradouros.
Não ter fronteiras para planejar. Indispensável na obtenção dos resultados e que deveria estar implícito em qualquer campanha ou ação.
Fazer planejamento estratégico e trabalhar com planejamento criativo.
Fazer tudo isso com metodologia e ferramental específico. Planejamento que busque compreender a essência dos públicos, seus hábitos e atitudes, identificando matrizes de comportamento e o seu relacionamento com a Marca.
Entender que o bom planejamento é aquele que supera todas as expectativas, indo além do desejado, a arte estratégica de obter resultados duradouros, ou seja, em seu mais amplo significado: Estratégia, a arte de continuar atirando muito tempo depois que a munição acabou.
Prof. Cesar Pallares
Como combinado, segue abaixo o compilado das aulas apresentadas (dez./2017) pós-graduação em Marketing Digital – FAAP Fundação Armando Alvares Penteado.
Os mapas para abertura do planejamento estratégico, planejamento tático e operacional, escolha dos meios e para o planejamento de mídia, foram entregues em sala de aula.
Sobre o vídeo “Futuro dos canais digitais”, apresentado em sala, caso precisem, me avisem.
Palestra – ESPM
Falando um pouco sobre Inovação Digital
Como prometido, segue slides de mais uma palestra
Roteiro completo – planejamento e apresentação plano de mídia, atualizado
Como prometido, roteiro quase integral para apresentação de TCCs – Planejamento de Mídia.
No plano de mídia abaixo temos o calculo de superposição de veículos. O impacto causado na escolha dos veículos e o resultado final da campanha com os ajustes de alcance e freqüência média em decorrência dessa superposição.
A nova visão do Markeing Digital passa pelo planejamento de mídia online ou, planejamento de mídia digital, como alguns preferem. Estou deixando aqui a apresentação feita em nossa Universidade, pelo meu amigo Tachibana.