hotshop – um novo conceito em agência de propaganda

28/09/2008


Pequenas, novas e ágeis, as hotshops são agências de propaganda que pipocam pelo mundo com um novo conceito no atendimento a clientes.

Focadas na criatividade, essas empresas e suas estruturas enxutas beneficiam a integração de seus profissionais na busca de soluções criativas para seus clientes.

São responsáveis por diversos trabalhos inovadores que muitas vezes passam a direcionar campanhas que serão produzidas mundialmente pelas grandes agências que atendem a esses clientes, veja o caso da argentina Santo em matéria do Portal da Propaganda

A palavra chave para essas agências é a “idéia”, nada substitui a grande idéia, a sacada que faz a diferença e que muitas vezes são materializadas em projetos especiais com aplicação em diversas plataformas.

Na lista das pequenas notáveis, encontramos agências como: a própria Santo, a Taxi, Naked, Anomaly entre outras.

No MM online tem um tipo de blog chamado Diário de Bordo, com matérias produzidas por Regina Augusto com um relato de sua visita às doze agências mais quentes do planeta e que vale a pena conferir neste link

Cesar Pallares


122 Comentários

  • As agências que criam HOT SHOPS utilizam muita criatividade, inovação, ousadia e conhecimento… De arte, de cores e principalmente de sensibilidade.
    É admirável como eles conseguem comunicar a mensagem de uma maneira objetiva e ao mesmo tempo encantadora!
    Servem como estímulo para o direcionamento de novas campanhas que serão produzidas mundialmente e que serão assistidas por milhares de pessoas…
    O entendimento da mensagem que será comunicada e a execução a partir de uma grande idéia, é a sacada dessas agências, realizar de uma maneira diferente a criação, sensibilizar o seu público, deixá-los de boca aberta e faze-los lembrar muitas vezes daquilo que foi visto é algo mágico e muito valorizado por todos!

  • No Brasil os hotshops começam a aparecer com um delay de mais ou menos 10 anos, o diferencial desses pequenos laboratórios de idéias é a forma que lidam com os clientes e no seu foco que é voltado para criação e o design dão muita ênfase para a criatividade quebrando os paradigmas arcaicos de criação das grandes agências. Os hotshops são muito parecidos com estúdios de design, mas seu diferencial está em estabelecer medidas criativas para as reais necessidades de seus clientes.

  • No Brasil os hotshops começam a aparecer com um delay de mais ou menos 10 anos, o diferencial desses pequenos laboratórios de idéias é a forma que lidam com os clientes e no seu foco que é voltado para criação e o design dão muita ênfase para a criatividade quebrando os paradigmas arcaicos de criação das grandes agências.

  • As HotShop são agências menores, porem não deixam a desejar se compararmos com uma agência de media a grande porte. Como diz o ditado, “os melhores perfumes estão nos menores fracos” seu diferencial está no ambiente menor, onde seus funcionarios conseguem ter mais contato uns com os outros, não ficam só presos a um departamento, acaba assim acontecendo um mix de informações e ideias inovadores sem contatar o contato mais direto e exclusivo com o cliente.
    O diferencial hoje em dia é investir no inovador, no diferente, acredito que está é a ideia deste novo conceito de agêcia.

  • O mercado de hoje exije que vc tenha um diferencial enome em vista aos concorrentes, e usar a criatividade fara você buscar a solução dos problemas, essas pequenas agencias trazem ao mercado o diferencial, focar na criatividade amplia a ideia de inovar, e sempre quando se inova fica gravado na mente do publico.
    A partir da hora que a criatividade entra em trabalho e como disse foca nesse assunto a propaganda ficá mais completa
    Uma vez li num livro de pensamentos de Ogylvi que dizia “Não quero que ache minha propaganda a mais bonita, mas sim que compre o meu produto” mas logo penso que para comprar seu produto tem que me chamar atenção e fazer com que eu lembre do produto nada melhor do que uma propaganda bem criativa
    As hotshop deixam o gosto de publicidade ou seja esse gosto de criar de inovar, de ser diferente, com profissionais mais interessados nesse mercado, acredito que as hotshops irá abrir um novo caminho para criadores e mudar um pouco o mercado publicitario.

  • O conceito de Hotshop veio, com certeza, para elevar os dois pontos máximos da propaganda: a criatividade e a inovação.
    O mercado precisa mais de campanhas ousadas, que saiam da mesmice de sempre, do esteriótipo de espectador passivo que tínhamos marcado até o fim do último século. Temos que avançar junto com as tecnologias à mão, aproveitar ao máximo o tempo para descobrir como aprimorar nossa capacidade de comunicação e adaptá-la de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes e do público. Fica o exemplo inovador das Hotshops.

  • Acho que deveria existir mais hotshops. Não conhecia, mais achei interessante a ideia e acho que mais pra frente, vão surgir varios desses por ai . Poucos funcionarios, mais eficientes consegue fazer um contato mais proximo com o cliente. Os funcionarios conseguem fazer trabalhos mais criativos por terem mais contatos entre eles.

  • O mercado muda, a comunicação muda e assim os profissionais e a forma de trabalho/empresa também mudam. Um grande diferencial das pequenas empresas (neste caso agências) é que normalmente o profissional passa por todos os processos do job, pega seu inicio, analisa/estuda, desenvolve e por aí vai, até finalizá-lo. O que não acontece nas grandes empresas, resultando na perda de informações devido a burocracia nos processos de cada setor.

  • Nunca havia ouvido falar das hot-shops, mas através deste blog e de pesquisas descobri que esse novo conceito de agência está chegando com grande força no mercado, alem de seus ótimos trabalhos (criações, etc) hoje em dia com tanta concorrência temos que buscar um diferencial, e isto é o que essas “mini” agências estão fazendo, acredito que o grande sucesso se de, pois elas são focadas no criativo, com isso seus profissionais vêm desenvolvendo grandes trabalhos, não posso deixar de citar a forma de comissão dessas agências, profissionais focados em criar cases de sucesso sem visar muito o lucro que terão. Acredito que esse novo conceito de agência estará ganhando um grande espaço no mercado, no meu ponto de vista bom para nós, futuros publicitarios que estarão buscando uma vaga nesse mercado tão competitivo.

  • As agências em geral, hoje em dia, dependem da criatividade, ser diferente das outras, ter sacadas para que seus clientes sejam vistos de modo criativo no mercado.
    Não sei se por ignorância (por falta de conhecimento em relação às hotshop) ou por outro motivo, não acredito que haja muita diferência nesse quisito.
    Acredito que por serem menores, a rotatividade seja maior, ou seja, a criatividade têm que ser mais rápida, os trabalhos tem de ter sacadas mais óbvias.
    Não sei.
    Acredito que elas não estão procupadas com o tamanho real de sua empresa mas sim do tamanho de sua pordução, ideias e criatividades de sucesso, sendo assim, as pequenas empresas são grandes em sacadas de marketing e lançando esse novo conceito no mercado.
    Os clientes não se preocupam com o tamanho real da agência mas sim o resultado que a mesma vai dar às suas campanhas, que sejam sempre positivos.

  • Com certeza as Hotshops são uma tendência do mercado publicitário, já que estamos sofrendo com a ausência de campanhas criativas e inovadoras, elas são o local perfeito para nascimento de idéias especiais e conceitos globais. A dúvida é, como se comportaria esse modelo de agência no Brasil, onde as idéias criativas são trocadas por prazos curtos e campanhas criadas da noite pro dia.
    O mais importante agora é ver como essas agências vão se comportar se uma crise realmente se abater sobre o mundo, pois quando falta o dinheiro a maioria das empresas acaba cortando gastos e o primeiro lugar para o qual as empresas vão olhar será para seus investimentos em campanhas publicitárias e ações de marketing, ai sim teremos uma visão se esse modelo é realmente eficaz e se as hotshops vão conseguir se manter fiéis a sua essência ou se com o crecimento do sucesso e do faturamento se tornarão mais agências grandes e engessadas.

  • Percebo que o conceito de Hot Shop tem se espalhado pelo mundo todo e o mercado publicitario tem ganhado com isso,pois essas
    pequenas agencias ao contrario do que alguns pensam tem um grande poder no merdapo ja que essas quebram um grande obstaculo que as grandes agencias tem que é a grande burocracia tudo em uma agencia grande tem de passar por varios proficionais que muitas vezes por ter uma grande demanda de trabalho não tem opotunidade de interagir com seus colegas ja na agencia pequena os proficionais estão sempre muito mais proximos e tem a oportunidade de “palpitar” um no trabalho do outro e com isso produzem peças cada vez mais criativas e inteligentes.

  • Um novo conceito de agencia vem surgindo no mercado publicitário. HOT SHOP, sáo agencias menores com o número de funcionários reduzidos. Acredito que esse novo modelo de agëncia trás um entrozamento melhor entre os funcionários, já que o numero é reduzido, assim todos sabem o que está acontecendo e a cumplicidade é muito maior. Isso sem falar no atendimento personalizado e diferenciado com o cliente. Que no fundo é o que todo cliente gosta de ter, qualidade e náo volume.
    Esse novo modelo de agëncia terá um grande sucesso e servirá de inspiraçao para tantas outras.

  • Bom, nunca tinha ouvido falar em `hotshop´ achei a idéia bem inovadora e pareçe ser uma idéia muito eficiente essa forma de vender idéias, já que hoje em dia boas idéias estão cada vez mais dificeis e sem duvidas essas agências são uma nova ferramenta para a publicidade.
    Acredito que essas agências com esse modelo novo de trabalhar podem incentivar os novos publicitarios a se superarem cada vez mais na criação de grandes trabalhos.

  • Sem dúvida, as Hotshops significam inovação e criatividade, é uma idéia fantástica, e que pelo visto já deu certo. Ela oferece para seus clientes soluções criativas, em curto prazo e com todo seu diferencial em atendimento e novas idéias. Esta é uma grande oportunidade para profissionais que trabalham na área, e para as empresas que contratam o serviço de agência,. Acredito que trabalhos tão bons quanto o caso da Argentina Santo da Coca Cola Light, estão por vir, e nós consumidores merecemos apreciar propagandas inteligentes e falem diretamente conosco!!!

  • Realmente o tamanho não é o mais importante, as hotshops são agências de porte pequeno que trabalham do mesmo jeito, ou até mais do que uma agência grande, pois por possuir um menor número de funcionários o trabalho se torna mais concentrado. Estão crescendo cada vez mais com muita inovação e criatividade, elementos fundamentais para a evolução de uma agência de propaganda, e o que as hotshops vêm demonstrando, é que para um trabalho com resultados positivos não é necessário uma enorme produção, mais competência e qualidade e agilidade.

  • As Hotshop’s são um exemplo do mundo moderno, rápidas, práticas, flexisíveis e com um acesso mais facilitado. As agências de publicidade também precisam se adequar a rotina de seus clientes: serviços expressos mas de ótima qualidade. Estas agências são uma nova visão da época na qual vivemos:megas estruturas ainda dizem muita coisa, mas será que uma estrutura reduzida não será mais eficiente por seu atendimento mais focado e próximo a este público que deseja deixar bem claro e de perto quais são os seus pedidos?
    Estamos na era onde quanto menor, mais eficiente e ágil melhor, e por isso as agências de publicidade não poderiam ficar de fora.

  • Bom pelo que pude perceber hot shop veio pra mostra que tamanha não é documento,
    muito pelo contrario, neste meio publicitário o que manda a criatividade. Com uma vantagem, pelo fato de ser pequena, acredito que deve ajudar no relacionamento direto com o cliente, para realização dos jobs de forma inovadoras e bem criativas, diferente do que vemos nas agencia de grande porte.

    Ana Luiza

  • Através da Hotshop, podemos mostrar com mais clareza, praticidade e agilidade nosso trabalho. Acredito que no Brasil o mais breve possível, essas agências ocuparão de forma merecedora seu espaço, pois trabalho inovado e criativo é o que as grandes empresas procuram para expor seu diferencial e seu produto/serviço.
    No meu ponto de vista, por ser agência com uma estrutura pequena, deixa os profissionais mais próximos e mais ligados para desenvolver o trabalho de maneira mais corriqueira e certeira.
    Na publicidade um dos pontos mais importantes é a criatividade e o diferencial, e é na Hotshop que conseguiremos mostrar o nosso potencial.

  • O hotshop tem um conceito inovador de agência,com menos profissionais, porém com mais qualidade, concerteza ira crescer e revolucionar a propaganda, afinal o cliente quer algo criativo,e isso vai fazer com que cada vez mais o cliente sinta-se satisfeito,vêm atraindo as agências e proporcionando aos publicitários a oportunidade de explorar grandes idéias.
    O Hodshop no Brasil ainda é novo,mas concerteza vai aprimorar-se e fazer sucesso.

  • Acredito que as Hotshops seu grande diferencial esta justamente nesses requisitos, de ser menor, sua forma inovadora de atender os clientes e seus proprios funcionarios, a criatividade, a troca de ideias, a integraçao entre os funcionarios, tudo isso faz com o trabalho saia mais alinhado, mais concentrado, essa aproximaçao acaba trazendo mais inovaçao e criatividade para a publicidade.

  • “O que importa é o conteúdo e não o tamanho”, a participação das novas agências “hotshops” é uma nova tendência, com profissionais capacitados com agilidade e muita criatividade.
    Podemos considerar seja qual for a agência se for bem administrada, composta por excelentes profissionais, pessoas que amam o que fazem, independente do curso que faz, mas que tenha o dom e a capacidade de criar e ser criativo é o que conta.
    São estas pessoas que fazem a imagem da empresa. E graças a elas a empresa, independente do seu tamanho (pequeno, médio e grade porte), pode vir conquistar o público, como aconteceu com a Argentina Santo.
    O mais legal como foi citado pelo professor César Pallares, “a idéia destes caras”, esta sim faz a diferencia no mercado de trabalho. Com tanta criatividade, inovação, as hotshops vem crescendo e com o passar do tempo, temos uma grande parte destas agências ai misturada pelo mundo fazendo o sucesso que estão fazendo.
    O legal também é que com tantas hotshops ai espalhadas pelo mundo, acredito que serão geradas mais oportunidades de estágios é uma grande chances de aprendermos, para que no futuro possamos conquistar aquela agência que sempre sonhamos estar um dia. E nestas “pequenas agências” podemos sim conhecer um pouco de cada coisa, por ser menores, talvez na tenha maior possibilidade de adquirir outros tipos de conhecimento, (tendo que assumir outras funções) e isto faz com que o nosso leque de informações seja mais amplo. E depois lá no futuro você verá que quem te ensinou foi aquela “pequena agência” de tamanha capacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *