Ilustração na propaganda

02/10/2008


Sabe aquela peça impressa que você olha, olha e olha mais um pouco e, quanto mais olha mais encantado fica? Quando me vejo nessa situação, na grande maioria das vezes, estou diante da arte de um ilustrador.

Quando comecei na propaganda convivi com um diretor de arte que tinha o talento nas mãos. Canetinhas, lápis, giz de cera e pronto, o cara pegava a idéia e dava vida à campanha, era difícil o cliente não se apaixonar, fechava negócios com um raff (rough) feito à mão.

Por conta dessa paixão, pedi ao meu amigo Rafael Quito, diretor de arte e ilustrador que também faz parte desse seleto grupo de talentos, a imagem do avião que ilustra meu blog e o aviador desse post, vale a pena conferir o blog dele.

Aproveitando este assunto, deixei o link do Behance Network no “Não deixe de ver” onde tem coisas maravilhosas de centenas de artista em uma infinidade de categorias, não da pra perder, acesse e selecione “ilustração” de onde tirei essas outras duas ilustrações do artista Denis Zilbre`s

Cesar Pallares

43 Comentários

  • Em uma peça publicitáira não, vc precisaria da autorização do uso de imagem. Recentemente se discutiu os direitos de uso de imagem do Cristo Redentor RJ, em uma campanha publicitária, O Cristo Redentos embora, agora tombado, pertence a Igreja Católica, se usar em uma peça publicitária será processado por uso indevido de imagem. Diferente das matérias jornalisticas e quando a caricatura (pessoa) é o foco da matéria. Quanto aos processos, depende do lucro que vc venha a obter com a exploração indevida dessa imagem. Ex. se vc usar uma igagem indevidamente em um blog, em um processo seria levado em conta quanto vc ganhou com isso para o calculo de uma indenização, se vc não ganhou nada ai fica só a exploração da imagem e possível indenização por danos morais.

  • Posso usar uma caricatura de uma pessoa famosa (Lula ou Brad Pitt) por exemplo, em uma peça publicitária?

  • Olá a todos,

    Fiquei bastante interessada na discussão sobre o uso da ilustração na publicidade, especialmente porque estou escrevendo uma monografia sobre o assunto. Infelizmente a bibliografia no campo do desenho publicitário é rara, um absurdo se pensarmos no incrível potencial que o desenho tem como meio de ilustração de peças publicitárias. Ficaria muito grata se pudessem me ajudar nessa questão, comunicando se souberem de algum livro, artigo, notícia, trabalho acadêmico que trate do tema ilustração/desenho publicitário, ou que fale sobre a ilustração em específico, defendendo deu potencial comunicativo, humorístico, fantasioso.

    muito obrigada a todos,
    Desenho publicitário, Salve!

  • Em meio a tantos ilustradores criativos que temos no brasil, não podemos deixar de resaltar que não é só criar tem que ter um porque por traz das peças, não é só a beleza da ilustração, ela tem que passar uma mensagem, por isso que admiro muito as ilustrações do designer André Felix que foi ilustrador da Dinheiro, ele passa emoção nas criações e me inspiro nele.

  • A ilustração é essencial na comunicação, pois desperta a criatividade e a fantasia de quem vê!!!
    As ilustrações de Denis Zilbre`s são maravilhosas, emocionantes, uma criatividade exemplar, perfeição nos detalhes que não da pra expressar em palavras.

  • Atualmente, quando nos lembramos de alguma peça publicitária é porque ela nos chamou a atenção de alguma maneira e na maioria das vezes a lembrança é devido a uma ilustração que foi muito bem feita. Com um público cada vez mais exigente não da simplesmente para pegar um bom texto e colocar qualquer ilustração, pois ela com certeza não surtirá o efeito desejado sobre o público. Adorei o blog do Rafael Quito, mostrou-se realmente um ótimo ilustrador.

  • A ilustração dá vida ao trabalho!Encanta, fascina!Acredito que tudo o que é bem ilustrado, colorido e vivo, chama muito a atenção das pessoas!E muitas vezes, uma ilustração já diz tudo…basta um olhar para entender!
    Denis Zilbre’s realmente tem imagens maravilhosas, onde você não cansa de ficar olhando!As cores dão vida as ilustrações…tem um brilho diferente…você se envolve ao vê-las e cria toda uma cena na imaginação.
    Acho que a ilustração deve ser mais explorada em uma campanha, pois por ser algo “alegre”, deixaria a campanha mais rica e criativa!

  • As ilustrações aqui mostradas e as encontradas nos sites de seus respectivos criadores, são capazes de levar o imaginário muito mais alem do que os olhos possam enxergar.
    As cores vibrantes, chocantes, dão expressão, dão vida a traços riscados, sem o pré-conceito do que esta se criando… são riscos e rabiscos que dão origem a magníficos nascimentos, alguns se tornando até identidades de marcas.
    Caricaturas, ilustrações deveriam ser muito mais exploradas, deveriam ter seu espaço maior, pois o que vejo é um acesso limitado a estas obras, e os bons e “poucos” ilustradores acabam não aparecendo e não ganham seu devido apreço por suas criações. Dentro de grande parte das universidades não há o incentivo merecido para que profissionais do meio publicitário se desenvolva dentro desta área, o que torna ainda mais escasso o surgimento de grandes artistas, e o que também limita sua presença em peças publicitárias.
    As ilustrações deveriam ser citadas e mostradas com freqüência para encantar os olhos de seus admiradores, conquistar um merecido público, que vai muito alem dos profissionais da área de comunicação… as cores, formatos, expressões encantam até os mais tolos e leigos do assunto.

  • A capacidade que o ser humano tem de pôr em prática uma idéia, é incrível, seja ela aptidão natural ou habilidade adquirida. Quando uma propaganda é extraordinária, o resultado é no mínimo uma indicação em Cannes, mas não é isso que devemos frisar ao criar um anúncio para uma campanha. Não se deve esquecer que o objetivo de um publicitário é vender o produto, fidelizar consumidores, mas, se no “andar da carruagem” de repente surgir um prêmio, com certeza será bem recebido. Sabemos que animal, criança e sexo dão muito certo em publicidade, mas será que não está faltando mais alguém ou alguma coisa ai neste meio?
    De todos os trabalhos que vi, mais me chamou a atenção, o portfólio do Sr. Denis Zilbre`s. Por vários motivos: a qualidade da imagem é impressionante; cores, detalhes, sombras, todo o conjunto é minuciosamente pensado – pelo menos é o que parece. Não existem frases, mas é possível saber o que se passa, como em um filme de Charles Chaplin só que o filme ganha movimento, o que dá mais mérito às ilustrações, o que as tornam verdadeiras obras de arte. Ao ver tais obras, é possível que o espectador tenha duas reações simultâneas: a reação psicológica: “nooossaa, que da hora”, ou, “o cara que fez isso é um gênio”. E, a reação física: antes que percebamos, esboçamos levemente um sorriso em resposta ao belo trabalho.
    Será então que temos aqui o quarto, porém não menos importante, integrante do trio citado pouco mais acima? Se for isso, vai ficar assim: animais, crianças, sexo e ilustrações.
    Infelizmente não somos nós que decidimos, é o cliente, o consumidor.
    Sou um estudante de Publicidade e Propaganda que visa à área de criação / redação, e posso especular o seguinte: É relativo. Que dá certo dá, mas quando? Com que produto? Com qual cliente? Essa pergunta, nós também nos fazemos antes de pensar em colocar uma criança em determinada peça ou filme.
    O ser humano que conhecemos hoje possui finitas habilidades em centenas de milhares de coisas, mas, ilustrações como as que eu conheci em todos esses blogs e sites que visitei, é dom para um seleto grupo de artista, como você mesmo disse Professor.

  • A arte da ilustração é muito importante, pois consegue passar mensagens, impressões e informações de uma forma impactante e marcante.
    Isto é essencial para a propaganda, já que é preciso passar uma idéia em pouco tempo, e através da imagem isto se torna possível mais facilmente.
    Nas peças apresentadas normalmente, as ilutrações não são muito utilizados, o que é uma pena, pois trazem um visual muito mais convidativo e atrativo para quem está vendo o material.
    Pelo que vi nos blogs apresentados pelos professores, este é um tipo de arte que deveria ser muito mais exploradas, com certeza o resultados teriam um empacto bem diferente em algumas campanhas.

  • Ilustrar…é através de traços e idéias trazer o imaginário para o real.
    É abusar da criatividade e do saber…com lápis, papel e tintas para colorir.
    Sempre que vejo uma criação ou até mesmo uma exposição, é possível se ver a alma ou até mesmo o produto através de uma ilustração.
    Foge totalmente do habitual na propaganda e surpreende muito mais quem está vendo do que a “linguagem” comum utilizada em peças publicitárias normalmente.
    Vendo os blogs citados no texto, é possível viajar muito mais…de ir muito mais além junto com os materiais apresentados, cores…idéias.
    Acredito que o pessoal, está mais habituado, com caricaturas desenvolvidas pelos ilustradores, vemos até mesmo no Jornal Nacional, criando chacota com políticos e grandes nomes. E quem não se diverte com a impressão através da caricatura de um grande artista.
    Eu sou “adoradora” deste tipo de “arte” em todos os sentidos, gosto e admiro tudo que diferencia de alguma maneira uma peça ou uma campanha, assim como a ilustração que nos proporciona no meio das propagandas um algo mais no layout e nos deixa estagnados diante delas.

  • Me lembro da agência que tabralhei, que o primeiro proprietário e publicitário havia feito um cartaz para um musical no Teatro Municipal, era a única peça publicitária que permanecia intacta, numa moldura na recepção da agência. Uma verdadeira obra de arte! O maravilhoso da ilustração é que você pode ver infinitas artes e mesmo assim não irá se cansar. Acho ilustração a forma mais atual da arte visual, a mais divertida e a mais diversificada. São inúmeros bons artistas que dão um verdadeiro show com lápis e papel. E atualmente essa arte consegue ser muito mais explorada com ajuda do avanço nas artes digitais. É quase impossível não se identificar com um simpático mascote, com um bom filminho ilustrado, com um bom desenho ou animação. Acredito que a ilustração só tem a contribuir para o sucesso de uma peça publicitária, agregando valor e identidade única para cada campanha. E acredito que é ainda maior a garantia de fixar uma mensagem na “cachola” de quem vê. E melhor ainda é saber que este tipo de artista está cada vez mais migrando para a publicidade.

  • Particularmente admiro aqueles que possuem o dom de ilustrar. A ilustração é uma forma diferenciada de atuar na comunicação e pode se destacar no meio de anúncios tradicionais.
    Esse artigo me fez lembrar um artista do movimento Pop que se destacou ao desenvolver os rótulos das Sopas Campbell utilizando a ilustração, ou seja, pode-se dizer que ilustrar é uma arte.
    É estranho pensar em ilustração manual em um momento em que a era digital está se fortalecendo, momento em que muitas propagandas sendo produzidas através da computação gráfica, porém este tipo de arte deveria ser mais valorizado e pode ser que em um futuro próximo a ilustração surja como uma tendência, afinal se prestarmos atenção, as muitas coisas que foram destaque no passado estão ressurgindo noi presente.

  • Acredito que o Ilustrator Rafael Quito, ele tem uma maneira toda especial na hora de colocar suas idéias em prática.A ilustração não for boa a idéia foge do contexto,a ilustração deixou de ser um desenho para fazer parte na Publicidade e da Propaganda, Rafael quer chamar a atenção do Público ele consegue fazer isso, porque usa muitas cores, se expressa com cores diferentes. As imagens como asa de Denis Zilbre’s são aquelas imagens que chama atenção. as peças impressas são melhores de ver, do que ver no computador. porque as imagens realça da mais vida.

  • O que seria da propaganda sem o ilustrador? O que seria da propaganda infantil sem a ilustração?

    A ilustração dá o “toque final” nas propagandas….se bem que as vezes ela diz muito mais que as palavras. Ela se comunica, se expressa!

    A ilustração tem o poder de marcar a propaganda de determinado produto..Por exemplo, a Pespi limão ficou marcado com aqueles limoes falantes; a cerveja Brahma ficou marcarda com aqueles sirirs cantando na praia o nanana, a da cerveja Kaiser ficou marcado “as meninas da Kaiser que batem um bolão”.

    Se a propaganda souber usar muito bem a ilustração, com certeza os consumidores agradecerão, pois ficarão mais encantados porque não se cansarão de olhar, olhar e olhar.

  • A cada dia que passa a ilustração vem sendo mais importante. Com o grade volume de propagandas que vemos diariamente esta cada vez mais difícil chamar a atenção, um anuncio bem feito com uma boa ilustração acaba desapertando curiosidade e prendendo a atenção, na loucura em vivemos hoje talvez seja mais importante a ilustração do que conteúdo, não que uma boa foto ou ilustração resolva todos os problemas mais e muito importante desapertar o enderece e curiosidade logo de cara os dois exemplos colocados no texto são fantásticos cada um com seu estilo o Rafael Quito já vai mais para o lado do humor faz montagem com personagem, bandas e etc, o Denis faz desenhos que complementam o texto dando vida fazendo despertar a imaginação.

  • A propaganda hoje pode utilizar muitos outros recursos para se expressar, mas poucos são tão marcantes como a ilustração. Já ouvi falar sobre ilustrações e foi impossível não ter-me deparado com muitas delas ao longo dos anos, mas nunca havia de fato mergulhado neste universo incrível. E bota universo nisso! Não imaginei que houvesse tantos estilos, modelos e linhas diferentes de ilustração. Várias. Milhões delas! Umas pintadas, outras desenhas, rabiscadas, digitais, muitas são tão perfeitas que parecem verdadeiros retratos; umas explicam, outras acrescentam informação, outras decoram o texto, e todas têm algo forte em comum: vida. É impossível não olhá-las e imaginar: “O cara colocou a alma nessa ilustração”. Ao apreciá-las percebi que artistas (e eles merecem este título!) como Denis Zilbre’s, Rafael Quito, Sam Gilbey’s, Chelsea Greene, são realmente grandes referências. Aproveitando: não há como se arrepender de acessar o site da SIB (Sociedade dos Ilustradores do Brasil), simplesmente fantástico!

  • Com as ilustrações podemos dar vida aos nossos mais profundos pensamentos, podendo assim ter uma infinidade de ferramentas para conquistarmos nossos objetivos, basta ter uma imaginação boa e conhecimento sobre os assuntos que com certeza uma campanha poderá ser realizada com qualidade.
    É mais uma ferramenta que nós, publicitários de hoje temos para “viajar” e trabalhar.

  • Realmente a ilustração é um trabalho genial e por ser péssima em ilustração, tenho ainda mais admiração para com essas pessoas que sabem desenhar, é um dom.
    Na publicidade é mais incrível ainda, por exemplo aquela campanha da Brahma do siri e o famoso “nanana”. Essa é apenas uma das diversas ilustrações que puderam contribuir com o meio da publidade.
    Já percebi diversas vezes quando passa um comercial onde há desenho, as crianças simplesmente param o que estão fazendo e observam com a maior atenção.
    A ilustração é uma arte e fica melhor ainda quando se trata de “publicidade desenhada”.
    A ilustração deveria ser mais utilizada, animação em uma campanha geralmente é sucesso, quando bem feita e muito bem criada.

  • Uma ilustração pode dizer muito mais do que palavras muitas vezes. Imagens como as de Denis Zilbre’s, são realmente fascinantes, são aquelas imagens que faz qualquer pessoa parar pra ver e analisar melhor. Hoje em dia acho que a ilustração e a propaganda já não podem mais andar separadas, não há nada mais atraente do que um texto bem colocado e uma ilustração bem feita. A ilustração conseguimos dar “vida” àquilo que é dito, e a partir dela podemos imaginar diversas outras coisas, a imagem dá asas a nossa imaginação, nos deixa mais “próximos” da realidade, facilita o entendimento daquilo que se quer passar.

  • As ilustrações na propaganda despertam uma atenção maior ao público, gerando uma emoção e compreensão melhor do anúncio.
    Denis Zilbre’s utiliza em suas ilustrações cores vivas e formas arredondadas criando sua própria característica.
    Já no blog do Rafael Quito as suas ilustrações fazem os textos terem vida e transmite um melhor entendimento antes mesmo de lermos o texto.
    Eu sou suspeita para falar de caricaturas, e as do Rafael Quito são espetaculares, ele da vida ao papel ( um ex. é a caricatura do soldado Ryan) e a liga dos The Ones…muito bom.

  • Sempre quando vejo uma propaganda com uma bela ilustração fico adimirando-a por vários minutos, e como gosto de desenhar normalmente retiro ela e arquivo na minha pasta que tenho para referencia. Ela tem o poder de chamar a atenção e atrair o leitor para prestar a atenção no anuncio. As vezes ela pode explicar a campanha, assim não precisando de um texto explicativo para que o leitor possa entender o anuncio.

    Com a era digital, muito dos ilustradores utilizar de programas gráficos para fazer suas ilustrações, que também são muito legais, porém quando elas são feitas a mão, os efeitos de cor, sombra, são diferentes, e na minha opinião são melhores.

  • Hoje em dia o mercado tem exigido mais. As mensagens tradicionais já não são mais atraentes e tão pouco observada com precisão. Este modo de ilustrar vem para inovar ainda mais o segmento publicitário e romper o costume trazendo uma nova forma, técnica e liberdade cativantes. Esse método poderá penetrar na mente do consumidor de modo que o envolva e o leve a se interagir com o que ele esta vendo, até mesmo recordar suas mais belas lembranças, além de ser importantes em peças publicitárias.
    Isto é inovar dia após dia visando sempre em favorecer ao consumidor e envolve-lo.

  • Uma boa maneira de ressaltar este texto e destaca-lo ainda mais, e comparando-o as histórias em quadrinho. Quando criança muitos de nós se quer sabíamos ler mais isso não nos atrapalhava, pois éramos atraídos pelas lindas é belas ilustrações das revistinhas, inevitável era não observa-las e admira-las, aquelas cores harmoniosas, ou até mesmo os traços mais fortes e expressivos dos personagens toda aquela composição que unificada era impossível ignorar.
    Como o texto mesmo cita “talento nas mãos”, são pessoas privilegiadas que tem o dom de desenvolver um trabalho em potencial, destacando-se pela originalidade e arte, não se limitando as tecnologias computadorizadas, mais lhe permitindo o prazer de manchar as mãos.

  • Na publicidade o uso de imagens acaba sendo limitado ao que está sendo capturado nas pessoas, na natureza ou na montagem feita em estúdio.
    A ilustração consegue chegar à realidade com o máximo de detalhes conseguindo substituir a foto com seu realismo. Ou às vezes não, quando se quer mostrar o lado lúdico de algo.
    Sendo assim ela acaba sendo muito versátil, conseguindo apresentar o que realmente se quer, sem ter o problema de encontrar algo parecido em campanhas de outras empresas e criando aos olhos de quem vê uma certa curiosidade, quando não é possível identificar se aquilo foi ilustrado ou não.

  • Vendo essas magníficas ilustrações lembro-me quando ainda criança o quanto esse tipo de arte atraia minha atenção e fazia com que eu ficasse horas e horas admirando aqueles coloridos tão chamativos, aqueles desenhos que eu tanto apreciava, mas que muitas vezes não era de nenhum personagem famoso e sim de alguma figura já conhecida só que com um toque especial como o avião no blog por exemplo, fazendo com que eu ficasse a cada segundo mais encantada com cada detalhe que eu iria descobrindo conforme visualizava a arte.
    Com o passar do tempo foi se perdendo essa referencia de desenhar a mão, usar canetas coloridas, lápis de cor, e tudo mais, pois com a tecnologia os computadores foram se tornando cada dia mais um instrumento de arte e essa referencia de criar com as próprias mãos em um pedaço de papel branco acabou ficando somente para os adoradores de arte, aqueles que realmente sabem fazê-las e sabem diferir o bom do ruim, sem deixar de lado, claro, as novidades que surgem com o passar do anos e a tecnologia que está cada vez mais avançada. Hoje como futura Publicitária me encanto da mesma forma ou até mais com estas ilustrações assim como quando ainda pequena já gostava, não importa onde você esteja, onde há esse tipo de arte com certeza todos que estão próximos vão apreciar e comentar com seus colegas, com alguma pessoa do lado, não importa quem. Isso mexe tanto com o ser humano que é impossível você passar e não parar para olhar um pouquinho, e na propaganda isso tem uma força fenomenal, faz com que todos fiquem extremamente críticos, pois queremos sempre ver o melhor e quando aparece certas ilustrações “meia-boca” com certeza não agrada, pois o entusiasmo e a curiosidade de ver algo espetacular não permite que você se contente com uma coisa sem aquele “ar de magia” que sentimos quando vemos algo tão bom quanto às ilustrações do Rafael Quito que é fantástico.
    Acredito que uma das tendências no segmento seja investir nesse tipo de criação que é bárbara, e o retorno será sem sombras de dúvida muito positiva, pois dificilmente há alguém que não goste.

  • A Ilustraçäona Propaganda, tem a caracteristica de chamar a atençäo do público, dispertando a curiosidade motivando o interesse aos detalhes.
    No Blog do Rafael Quito podemos analisar que ele utiliza
    as cores com destaque e a sua liberdade de criaçäo em suas ilustraçöes.

  • Realmente fantásticas essas ilustrações, a do site do Denis Zibre me deixou fascinado, sentir a mesma sensação citado no inicio do seu texto “Sabe aquela peça impressa que você olha, olha e olha mais um pouco e, quanto mais olha mais encantado fica?”. Essas ilustrações remete muito ao realismo, faz com que deixamos de lado aquela impressão de um simples desenho. E é esse foco que devemos pegar, sair um pouco por tradicional buscar algo novo, algo que possa de uma certa forma atrair a atenção das pessoas levando-as a trabalhar muito a imaginação. É um novo conceito que sinceramente bem utilizado rendera muitos frutos e sucesso.

  • Ilustração na propaganda.
    Ilustrações e animações em propagandas podem ser um ponto crucial em uma propaganda ou não, pois dependendo do publico destinado a ser atingido, porém, todas ilustrações são muito boas, faz com que o público se prenda mais e mais na imagem a ser mostrada. Principalmente se ela for muito criativa, como algumas dos blogs de Rafael quito e Denis, o lustrador quando tem uma ideia na cabeça, ele consegue fazer coisas espetaculares e suas ilustrações ficam perfeitas.

  • Observo que a ilustração na propaganda cria uma atmosfera muito bem humorada em qualquer campanha quando bem utilizada, valoriza, encanta e envolve através da criatividade. Transmitindo características marcantes, conceitos e situações inusitadas como é o caso da caricatura. Já não podemos deixar de pensar em utilizar ilustrações nas propagandas, ela tem um papel muito importante de transformar uma grande idéia em uma grande realidade, alinhando assim todo contexto de uma campanha a uma melhor interpretação.

  • No meu ponto de vista as peças impressas são muito melhores do que ver no computador ou alguma apresentação.

    Uma coisa que também adoro de ver raff com os desenvolvimentos das peças para as campanhas, criatividades que as pessoas e don que elas tem para artes, que muda completamente a visão é da vida para as peças.

  • Sobre as artes:

    Gostei muito das ilustrações do Denis Zibre´s, é facinante e lembra muito as obras simetricamente arredondadas de Fernando Botero. As cores vibrantes chamam a atenção para um olhar criativo. Aguça, desperta o interesse, teletransporta. Fantástico !

  • Hoje em dia pouco se vê diretores de arte com a habilidade de ilustrar. Quando li esse texto, lembrei de um grande amigo.

    Em seu último aniverário, dei-lhe de presente uma caixa de lápiz de cor, o suficiente para “enxergar novas idéias”. O Alberto (carinhosamente chamado de Betão) é fera e faz com a mão. É artista plástico, ilustrador, diretor de arte, vale a pena conferir os trabalhos dele (http://www.cabarroz.com).

    Quanto ao meu ponto de vista, acredito que a ilustração expõe idéias e acima de tudo, nos dá a liberdade de expor. Transmite expressão, é uma fuga para o surreal. A ilustração nos dá a oportunidade de trabalhar livremente, é capaz de gerar a concepção da idéia de várias cabeças e tem habilidade de transformar essas idéias.

    Todos os ilustradores deveriam ser aplaudidos por esse trabalho feito por poucos. Eles definitivamente conseguem nos transportar para fora da realidade. Esse é o grande lance da ilustração, a subjetividade e a comunicação em alguns momentos também é subjetividade.

    Adorei esse assunto… Consegui viajar livremente.

  • Pude analisar as peças de ilustração recomendada, e realmento o facínio pela arte é grande. A dimensão dos detalhes e traços tornar algo muito mais atrativo, atraente e sedutor. Ops! Não é isso a comunicação publicitária, ser atrativa, atraente e sudotra?! Então temos mais uma arma, que se bem usada, pode ser muito eficaz para atingir os objetivos do briefing, lógico que de acordo com o target e produto.

  • Particularmente eu adoro ilustações do tipo do artista Denis Zilbre’s, são ilustações que realmente nos envolve, não nos deixa apenas “olhar” mas também fazer descobertas.
    Esse tipo de comunicação usada em propagandas não poderia ser diferente, com ilustrações podemos dizer muitas coisas, podemos transmitir uma idéia, até mesmo uma “mensagem subliminar”, resumindo, com as ilustrações podemos ir muito mais além.

  • A ilustração na Propaganda é fundamental para o sucesso da campanha, pois poderemos ter uma idéia brilhante mas se o ambiente não “conspirar” a favor poderemos jogar essa idéia no lixo.
    A ilustração deixou de ser apenas um desenho, para assumir grande importância no mercado publicitário, hoje ela faz com quem veja a campanha pense, reflita, análise de forma completa a mensagem envolvida no contexto.

  • A ilustração para mim é a alma do negócio onde podemos ir para um outro mundo como nos livros.

    Fiquei impressionada com o Denis Zilbercom, ele possue uma leveza nos traços e uma perfeição nos detalhes.

    A ilustração do Rafael Quito é muito bem elaborada, gostei do “The Ones” os personagens são criativos, coloridos e com caricaturas perfeitas.

    Esse é o papel da ilustração na propaganda encantar, motivar e despertar.

  • Hoje em dia quando se fala em peças publicitarias é dificil não lembrar de peças que tenham ilustrações, é uma forma muito usada em peças publicitarias por nao fazer completamente parte da realidade é uma forma de arte onde a imaginação e o talento de quem a faz é que manda podendo mostrar milhoes de coisas desde coisas surreais ate coisas reais pq a ilustração permite isso. Eu como deisgner gráfico aprecio mto essa forma de expressão na propaganda e sempre que posso faço uso dela pois os resultados são sempre interessantes e diferenciados o que é muito importante nos dias atuais pois se nao houver criatividade e um diferencial atrativo sua peça vai ser so mais uma no meio de tantas…

  • Além de necessárias e importantes em peças publicitárias, a Ilustração realmente é fascinante, uma técnica que nos leva a trabalhar nossa imaginação. Tudo que é ilustrativo é mais cativante, diferente, atraente e automanticante melhor interpretado. Através desta técnica criamos o hábito de “viajar” em um determinado tema, assunto ou matéria, no sentido de nos mantermos mais concentrados para melhor entendimento do contexto. A Ilustração desperta emoção e dá vida ao conteúdo, principalmente quando são utilizadas cores vibrantes. A criatividade desenvolvida no trabalho do diretor de arte Rafael Quito é espetacular, totalmente diferente do que estamos acostumados. Imagens e cores que prende a atenção e causa impacto surpreendendo e envolvendo o cliente no ato da compra.

  • A ilustração na propaganda nos transmite mais do que estamos acostumados a ver. Ainda vemos peças maravilhosas, mas a ilustração pode nos ajudar a “viajar” um pouco mais, pois ela não possue um limite definido em si. Além disso, uma grande vantagem que a ilustração nos traz é a memoria esquecida da infância, quando tudo era diferente e sem limites que lhe diziam até onde sonhar.
    Talvez este também seja um dos motivos que a população, em geral, gosta de filmes de animação, por que eles são ilustrativos, e não esquecendo que, por mais tecnológico que ele seja, também começou nas mãos de alguém.
    Enfim, ilustração na propaganda é diferente, onde passado e presente se juntam e onde não há limites para a imaginação.

  • Na televisão,nas revistas,em todo veiculo de comunicação o objetivo é prender a atenção do telespectador,do leitor,ou seja despertar emoção,encanto,fantasias,fazendo com que as pessoas entrem e viagem nesse mundo tão mágico que é a ilustração.
    A ilustração, é como o texto, uma forma de expressar a mensagem,a memorização,a credibilidade. A cor é a primeira coisa que atrai em uma ilustração,cada cor pode atuar pela sua tonalidade,o segundo elemento que chama a atenção é o movimento,mtas vezes a ilustração destina-se a facilitar o entendimento de um texto podendo servir como fator de atenção e compreensão.
    São fantásticos os trabalhos dos ilustradores como Rafael Quito,com essa “arma” ele e mtos outros ilustradores tem o poder de transmitir idéias,lembranças,despertando emoções e sensações,as funções das ilustrações aumento a atenção ao anúncio,muitas vezes induz na leitura de textos,estimula desejo pela produto anunciado,engrandece o mesmo,identifica ele a marca,enfim é sobretudo um estimulo sútil e forte que aumenta os desejos e interesses estimulando a imaginação no caso da Publicidade.

  • O conteúdo deste comentário sobre a ilustração na propaganda está sensacional, não tem nem o que se falar sobre as imagens do diretor de arte e ilustrador Rafael Quito, podemos sentir que ele tem uma forma toda especial no momento de colocar seu pensamento em prática no papel, ou seja, no raff, ele utiliza muito as cores com grande destaque em cada uma delas, e também coloca a sua criatividade no objeto colocado em evidência, para assim que o cliente olhar a figura, logo já ter um impacto e tomar a decisão pela mesma.
    Para se ter um grande sucesso na hora de ir formando as imagens para a apresentação de uma campanha de um determinado produto, a arte, a ilustração e a propaganda devem sempre conversar, uma estar interligada com a outra.
    Nos blogs sobre propaganda o que me chamou mais a atenção foi o blog do publicitário norte-americano Martin Lindstrom que comenta em seu livro sobre uma pesquisa que fez com 2.000 pessoas de 5 países para verificar qual era o melhor comportamento dos consumidores e o que eles pensam, isso foi genial, pois ele teve um contato muito específico com o próprio público para saber o que poderia ser feito de melhor em seu trabalho.
    Para finalizar,gostei muito mas muito mesmo de ter lido e desenvolvido uma análise sobre esse assunto, pois é algo que poderei fazer no futuro quem sabe trabalhando nessa área e além de ter obtido mais informações e absorvido um maior conteúdo sobre a ilustração na propaganda.

  • Hoje em dia o publico é cada vez menos tolerante às mensagens tradicionais, por isso a ilustração vem com um toque a mais de no que desrespeito á criatividade. O desafio é criar ideais com as quais o consumidor possam brinca e interagir no dia a dia , enfim, a propaganda tradicional esta cada vez menos eficiente, o modelo na Tv, o ator de novela, já nao causam o mesmo impacto que antigamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *