Ambiente online – alterações no comportamento do consumidor e os novos hábitos de consumo de mídia.
Com 67,5 milhões de internautas dez/2009 e 11,9 milhões de acessos em banda larga móvel, ultrapassando os 11,8 milhões de acessos em banda larga fixa, chegamos ao ponto de que não repensar nossa presença digital e as novas formas de segmentar mercados, pode ser uma decisão perigosa.
Embora esse assunto seja muito mais extenso que essas poucas linhas, uma questão em especial tem me chamado atenção: “a quantidade de empresas preocupadas em ativação via web enquanto sua presença receptiva digital é de péssima qualidade”.
No passado era possível determinar muitas coisas como se sua estratégia seria de empurrar seus produtos para o Mercado ou de ser puxado por ele! Atualmente, questões básicas como essa (Push x Pull) em determinados mercados, não estão mais em nossas mãos.
É nesse momento que os novos hábitos de consumo de mídias são determinantes para se planejar uma presença digital receptiva, competente; primeiro passo antes de pensar em ativação por canais online.
Deixo aqui 5 questões de uma extensa lista, que considero fundamentais na hora de planejar a presença digital de qualquer empresa.
1 – O novo consumidor quer tudo mais rápido que antigamente, tudo que não é pra já, é devagar. No mundo digital, quando uma necessidade não é atendida prontamente, gera frustração.
2 – Os consumidores querem total acesso de dentro de suas casas (pizzas, farmácias, bancos, compras, músicas, filmes etc.) no início, tudo por telefone; hoje, quase tudo on-line. No passado a visão do bairro; hoje, ficar em casa significa estar em Manaus e comprar em São Paulo.
3 – O novo consumidor quer tudo melhor, maior, mais rápido e barato, mas só se tudo isso estiver de acordo com os seus padrões de conforto e segurança.
4 – O novo consumidor não quer ser atendido como mais um na multidão; quer receber produtos e informações sob medida, que atendam suas necessidades específicas.
5 – O novo consumidor busca no ambiente online facilidades para o seu dia-a-dia, qualquer grau de dificuldade é o suficiente para que qualquer ação seja descartada, em um click.
De uma lista infindável, considero esses cinco itens fundamentais para o início de qualquer ação online, nem que seja mandar um simples e-mail mkt. Se o seu receptivo não for mega competente, tudo vai por água abaixo.
Baixar pugins, carregar aquele flash interminável, entrar em um site e tomar um baile para encontrar o que quer e não achar a saída são alguns dos pecados mais comuns.
É aquela velha história: “O general foi à Guerra e perdeu; ele pode ter 100 motivos para isso, se o primeiro for (acabaram as balas) os outros 99 serão irrelevantes”.
Cesar Pallares