Matriz de Comportamento nos planos de marketing

01/02/2009


Matriz de Comportamento nos planos de marketing e comunicação

Para que serve uma Matriz de Comportamento? Você não acha que somos todos iguais né?!

matriz

Difícil de ser montada, difícil de ser compreendida, não é algo que você faz da noite para o dia, nem mesmo em uma semana, leva tempo, demanda muita dedicação, estudo e muito trabalho.

Uma Matriz de Comportamento bem ajustada tem resultados avassaladores; sua aplicação em planos de marketing e comunicação pode mudar os destinos de uma empresa, de um negócio ou de um produto.

Acredito que seja pouco aplicada pela complexidade de seu desenvolvimento. Mas dedicar tempo e talento em seu desenvolvimento é algo que pode mudar um destino.

Longe das segmentações socioeconômicas ou demográficas, na Matriz de Comportamento identificamos os grupos por diversas variáveis como hábitos de consumo, atitudes pessoais, entre outros aspectos; isolamos e perfilamos essas variáveis dos diversos grupos e depois avaliamos as interseções para identificar padrões convergentes.

Como exemplo digamos que você tenha um grupo bem definido para o consumo de determinado produto, nessa base inicial, você identifica diversos padrões. Podemos ter um grupo bem definido com inclinação para os negócios, ou seja, em sua característica básica são negociadores.

Mas nesse grupo temos dois tipos de profissionais, os executivos e os comerciantes; um aspecto convergente e diversos divergentes. O próximo passo é identificar na Matriz outros pontos de convergência e de linguagem única para ambos.

Após essa identificação, temos uma nova base para o estudo sobre esses pontos de interseção e agregamos outros grupos que respondam a esses estímulos e representem um mesmo perfil frente a eles.

A partir de um sólido ponto de interseção temos a base para uma Matriz de Comportamento, ai é só identificar quais os grupos dentro do target que respondem a esse estímulo e fazer as devidas correlações com o composto de marketing, promocional e de comunicação.

matriz-pw

Julio Ribeiro, em seu livro “Fazer acontecer” de 1994, cita um exemplo de Matriz de Comportamento explorando as sensações de um determinado grupo.

Neste blog, na aba Radar 360 – no post “Vida de planejamento é assim” tem Um case onde eu mesmo usei e abusei das vantagens de se fazer uma Matriz de Comportamento.

Cesar Pallares – Especialista em planejamento e comportamento.

1 comentário

  • César,

    Adorei este Post. Muito interessante mesmo.

    Mudanças são necessárias sempre.

    Andei sumida, mas hoje vou ler o blog todo.

    Bjs
    Dani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *