Tenho dedicado um tempo significativo à pesquisa da evolução das mídias digitais, sua inquestionável importância na comunicação das Marcas e seu impacto no negócio publicitário.
Do ponto de vista comercial, isso tudo tem sido muito divertido.
Ergueu-se um grande muro entre as agências de propaganda. De um lado, sou só digital; de outro, digital não tem relevância; no centro, salvo exceções, uma minoria atirando para todos os lados sem critério ou técnica.
Do meu ponto de vista, o que devemos considerar, é histórico. As novas mídias digitais são novas, mas o processo já bem antigo, basta observar a história.
No passado, a cultura era disseminada por: artistas plásticos, músicos da corte, bufões e teatros da corte e da rua. O surgimento da imprensa que acelerou a comunicação às massas não afetou as antigas expressões, o cinema uma grande revolução, o rádio prometia acabar com o cinema e a TV prometia acabar com os dois, os Videocassetes iriam acabar com a TV e nessa diversidade ainda temos os DVDs, o walkman, o MP3, MP4, MPetc. e games prometendo acabar com todo mundo e, por fim, o grande vilão, a internet, isso se não esqueci de alguém.
Mais uma vez, do meu ponto de vista temos apenas uma fragmentação das audiências. O que torna essa discussão interessante é a relação (Alcance + Remuneração – na defesa dos 20%) x (Audiência + Tempo de Exposição).
A mídia de massa como a TV, tem o poder de alto alcance em diversos públicos, mas qual o tempo de exposição à mensagem?
Mídias digitais são mais fragmentadas, menores audiências, mas, campanhas bem elaboradas trazem um maior tempo de exposição e uma maior interação entre público e Marca.
Quanto custa você expor seu target a 15 minutos de mensagem se a sua munição tem apenas 30 segundos? Qual o custo de tudo isso?
O que não é mais um ponto de vista, e sim um fato, são as campanhas híbridas que temos desenvolvido, com custos significativamente compensadores e resultados surpreendentes.
Como planejador, vejo na evolução das mídias digitais e na interação e convergência das mídias, uma revolução de novos e poderosos caminhos integradores, quanto mais o mercado se fragmenta, mais você integra, essa é a mágica.
Em minha palestra na facul, procurei inicialmente, explanar as tendências comportamentais e a fragmentação das audiências para depois, fazer uma grande abordagem e reflexão sobre as novas e inúmeras alternativas de mídias digitais.
Web 2.0: formatos, métricas, experiências, resultados, tendências, buscadores, marketing de otimização de busca, sites 2.0, comunidades, redes sociais, blogs, blogosfera, tv digital, humanização, imediatismo, comportamentos, etc. Foi uma enxurrada, mas valeu a pena.
Não me recordo de ter visto nosso auditório tão lotado e com tanta atenção; em parte tudo bem, meus alunos, mas um montão de pessoas que eu não conhecia.
Foi um prazer, uma honra e uma grande satisfação ter estado com todos vocês.
E para quem curtiu, estou deixando os links dos filmes que foram apresentados.
Epic 2014 Did you know 2.0 Gorila Nike Plus
Web 2.0 – legendado
Sou muito grato a todos que estiveram presentes e espero que minha palestra tenha servido de base para novas investigações digitais por parte de todos vocês.
Prof. Cesar Pallares – Especialista em planejamento de marketing e comportamento.
46 Comentários
O “senso comum” sempre fez parte da cultura brasileira. É realmente muito comum ouvir comentários como “a maioria das pessoas…”,”o povo não quer saber de…”.
É necessário sair a rua, conhecer e sentir o mundo de verdade.
Para conhecer o mercado, tem que acompanhar de perto, escutar a opinião de cada pessoa, cada um tem seu gosto particular, não podendo generalizar.
Esse ponto de vista pode ser aplicado na internet, pois se essa mídia ajudou a unir as pessoas, de outra forma ela ajuda a deixá-las mais distantes. Pessoas de diferentes partes do mundo podem se comunicar via internet, mas ao mesmo tempo elas estão separadas e isoladas. Cada uma em sua casa, cercado de paredes e fora da vida real onde se come pão na chapa e toma-se um pingado.
“Mídias digitais são mais fragmentadas, menores audiências, mas, campanhas bem elaboradas trazem um maior tempo de exposição e uma maior interação entre público e Marca.”
Uma prova disso é o marketing viral, que obtém sempre sucesso quando bem criado, as pessoas entram, assistem, comentam e indicam para novos telespectadores… E assim corre de uma maneira absurdamente rápida e surpreendente a divulgação de seu produto e/ou serviço.
Quanto mais o mercado se fragmenta, mais o público consegue interagir. Com essa “briga” entre a escolha das mídias, os preços oferecidos, os diversos meios de comunicar sua mensagem… Através das mídias digitais, as agências podem criar inovando e a partir desse momento, estabelecer um contato maior entre o público e o produto, e conseqüentemente tornar sua marca mais conhecida e fidelizar a mesma com todos os seus consumidores!
De fato a midia digital tem crescido cada vez mais e mais e a internet com um espaço que já se tornou praticamente insubstituivel, pois as informações sao on-line.
A midia digital conquistou “um publico” quase que totalmente abrangente, mas ainda existem e tem seu espaço o radio, a tv e outros.
A inexistencia ou ate mesmo extinção dessas outras midias (radio/tv, por exemplo), está diretamente ligada a cultura de cada pais, de cada geração, de cada modo de vivência, de cada época.
Acredito que ainda que aja um crescimento expressivo da midia digital, as outras midias não deixarao de existir.
Nelson Bezerra.
Nossa realmente essa palestra foi muito boa. Mostra que a midía digital veio pra ficar, a internet crescendo cada vez mais. Além de ser um meio de comunicação que tem um publico cada vez maior. Na minha opinião a midia digital é sim uma boa opção, mais acho dificil ela ocupar o lugar do Radio e da Tv. Depois da palestra tivemos otimas ideias para o nosso TCC, irá nos ajudar muito.
Bjo
Eduardo Luiz de Godoi
Eu assisti a palestra e gostei muito da abordagem sobre o assunto, a internet vem crescendo e tomando conta do cotidiano de muitas pessoas, isso faz com que ela seja uma mídia bem utilizada, efraquecendo outras como TV, Rádio e outtos, além de tudo a internet vem ficando cada vez mais avançada, hoje já temos Web 2.0 , logo menos a tecnologia vai se superar mais e outros tipos de midias não seram viaveis em termo de custo para anunciantes.
Imagina com tanta tecnologia, com a vida cotidiana como está as pessoas estão online o tempo todo, por lap top, celulares, PC, Palms e eetc…
Todo mundo exposto a uma rede que se tem de tudo e se acha de tudo, não será impossivel encontra um publico, sabendo que cada vez mais a internet tem mais adeptos e a tendencia é atingir tudo e a todos;
O mercado publicitário cresce, mas em partes as campanhas ficam mais baratas e não são tantas empresas que diponibilizam uma verba alta, para investir com força em todos os meios, ai se procura o que for mais acessivel e a internet ta ai para isso…
Romper froteiras.;
Muito ótima palestra e as midias digitasi apresentadas de mais..
Eduardo Luiz de Godoi
Excelente palestra elaborada por César Pallares que de maneira completa aborda o destino das tecnologias da informática como meios de comunicação. O que muitos acreditavam ser uma tendência a longo prazo têm se mostrado cada vez mais presente. A extinção dos meios de massa como conhecemos hoje é de fato iminente e cabe ao profissional de comunicação e até de outras áreas saber utilizar ao máximo estes novos recursos para a divulgação de seus produtos e serviços. Com informações baseadas em pesquisas e fontes seguras a palestra trouxe as audiências dos veículos convencionais comparadas com serviços disponíveis como mobiles web, blogs, sites de busca e constata que estas tiveram um aumento de acessibilidade grandioso nos últimos anos, mostrando mais uma vez que a nova geração de usuários da internet ditará os próximos passos da comunicação.
Muito boa a palestra
Ela nos trouxe uma refexão plena de até onde podemos chegar com tantas tecnologias e mídias alternativas.
Eu, o Luciano estudante de publicidade, vejo tudo isso maravilhado e com uma certa empolgação, afinal, como já havia dito anteriormente, estas novas mídias, sobretudo as digitais, nos abrem vastas possibilidades de comunicação e nos possibilitam atingir nossos objetivos de comunicação com muito mais enfase.
Por outro lado o Luciano consumidor, pai de família e católico tem bons motivos para se preocupar com tamtas inovações. Os livros já não são tão lidos, as cartas ( que cartas?) eu vc, todos nós só queremos saber de tc via e-mail. A melodia de uma boa canção virarou batida do pancadão.
O que eu posso dizer como pai, é que devo cuidar da minha prole para que compre qualquer idéia vendida pelo mercado.
Como publicitário, eu diria que esta em nossas mãos vender bem com esta infinidade de ferramentas e sem que seja necessária a degradação da sociedade da qual nós também fazemos parte.
Estamos em meio a um paradoxo que tende, no final das contas, ser muito favorável à nós estudantes de comunicação.
Um abraço a todos.
Att
Luciano Lima
Assisti a palestra, achei muito bacana a abordagem das midias digitas nas nossas vidas hoje em dia, muito ilustrativos os exemplos utilizados, videos e etc, o Taggalaxy, muito show, bom acredito sim que a Internet está muito forte e tirou muito a atenção de muitas pessoas para outras midias como rádio, TV, revistas entre outras que podem ser “substituidas” pela Internet, substituidas, pois ao invés de estarem ouvindo rádio e ou assitindo TV muitas pessoas estão navegando na web, porem para a publicidade acredito que isso não seja muito problema, como já citado em comentários anteriores a cultura do brasileiro inibe a substituição das midias de massa pela Internet, o hábito de assistir TV nas tarde de domingo, de ouvir rádio tomando banho ou indo para o trabalho, acredito sim que a Internet seja uma grande midia complementar e não uma mídia que pode acabar com as outras.
Gustavo Mantovani
Hoje em dia, muitos acham que as midias tradicionais serão ultrapassadas com a chegada das mídias digitais, ou seja, que o que não passar pela web não é mais a propaganda moderna e alinhada com o restante do mundo. Também há quem diga que para causar impacto, de fato, um anunciante não deve, nunca, abandonar a mídia tradicional (jornais, revistas, TV), mas acredito que como as pessoas estão ficando cada vez mais antenadas e atualizadas, precisam, sim, se adaptar às novas tendências da comunicação. Na minha opinião, as agências de propaganda estão em busca da melhor, e mais impactante, forma de usar a internet que é muito utilizada e acertar de primeira.
Por mais que as mídias digitais estão aparecendo de uma forma rápida, e isso possa mudar o comportamento das pessoas, acredito realmente que as mídias tradicionais, como o jornal, por exemplo, sempre vai ter sua força no papel. Senão, os balanços seriam publicados somente na internet. Mas é preciso também abrir canais de interação com o consumidor.
Gostei da palestra, e é importante que todos nós tenhamos conhecimento e possamos buscar informações para estar sempre atualizados, pois as novas mídias digitais estão aí.
Após a palestra pude perceber ainda mais que é notório o crescimento das mídias digitais. Acredito que as mesmas devem ser olhadas com muita atenção pelos publicitários, pois existe um público cada vez maior que acessa esse meio de comunicação, embora não seja possível prever a qual a quantidade de pessoas que serão atingidas pelas peças publicitárias.
Porém, em minha opinião, ainda acredito que leverá muito tempo para que as mídias digitais ocupem o lugar das mídias “tradicioniais” (se é que isso vai de fato acontecer) como o rádio e a televisão. Acho que elas apenas irão complementar às já existentes, principalmente à TV. É difícil falar que elas de fato irão subsituí-las, uma vez que, para que isso ocorra, deverá acontecer uma mudança considerável no modo de vida de muita gente, pois, as mídias mais antigas ainda ocpuam um “lugar no coração de muitas pessoas”.
No meu ponto de vista, cada mídia tem seu espaço.
Porém é evidente o quanto a mídia digital vem crescendo muito. Algumas agências buscam profissionais com experiência nesse área de projeto para atender seus clientes e estruturarem seus departamentos de mídia. Acredito que, atualmente, esses profissionais vem sendo concorrido e super valorizado.
Temos é que aproveitar mais uma oportunidade de termos onde anunciar. E nosso desafio é saber utiliza-las de forma correta, não deixando de lado as mídias de massa e tradicionais.
Como dito no seu post, as pessoas sempre pensam que uma nova tecnologia vai acabar engolindo a outra, mas como podemos ver no decorrer dos tempos, elas foram se aperfeiçoando cada vez mais, e em alguns casos se modificaram juntos como o DVD que chegou com uma qualidade impressionante em suas resoluções e hoje já temos a mesma qualidade aplicada às TVs, ou mesmo a interação entre esse dispositivos, como o radio que hoje pode ser ouvido via internet. Devido a muitos fatores, uma não tem como simplesmente substituir a outra mas. Com a mídia digital não é diferente, pelo que pude observar a internet é um dos principais e maior meio de propagação desse tipo de mídia. Se levarmos em conta que muitas pessoas ainda não possuem acesso a internet, e que muitas relutam em interagirem com as novas tecnologias, já temos uma idéia sobre as mídias atuais e a digital, ou seja, não será possível que uma acabe com a outra, mas sim, busquem formas de atingir seu publico de diversas formas, se aperfeiçoando cada vez mais. As mídias digitais, ainda contam com um grande problema, que é a forma com a qual as pessoas utilizam para acessar a internet. Muitas dependem ainda da internet discada, utilizando a linha telefônica, que como sabemos é lenta, as vezes acaba impedindo nossa conexão devido ao grande numero de pessoas acessando a web ao mesmo tempo, o que impede que certas formas de mídia, cheguem ao publico. Na minha opinião, as formas digitais de informação, ainda tem que se desenvolver em muitos aspectos, antes que possam realmente chegar a ser uma ameaça para as formas de divulgação que conhecemos. Um exemplo de como as coisas além de precisarem se desenvolver mais e muitas vezes não andam juntas, esta no modelo de maquina de Coca-Cola que foi mostrado na palestra, onde a compra do refrigerante era feita via celular. Ouvi algo sobre isso de um outro professor, que disse que no Japão já é possível até mesmo fazer compras em lojas utilizando essa inovação. Mas que aqui no Brasil, ainda estão escolhendo pequenos pólos para teste e que o mesmo ainda esta sendo estudado para evitar possíveis problemas operacionais e para os clientes.
Bom , que as midias digitais tem crescido muito isso todo mundo sabe e que hoje em dia é quase impossivél não ser impactado por elas com essa era da internet.
mas acredito que apesar de hoje um grande numero de pessoas estar na frente do computador
invés de estar com a familia em frente a uma Tv , acho que essas mudanças de já era de se esperar e cada vez mais aumentar o numero de midias digitais , o que acaba fazendo nos adaptar a essa mudança.
mas acho que toda midia tem seu espaço pra atingir seu publico alvo e que nenhuma midia vai tirar o lugar da outra.
eu gostei bastante da palestra , principalmente das novas ferramentas apresentas achei bem legal mesmo.
quero parabenizar o prof : César.
Assisti a palestra e achei muito interessante o conteúdo. A evolução histórica das mídias digitais contribui para o entendimento de sua aceitação e importância atualmente.
Hoje, as mídias digitais estão bastante evoluídas mas acredito que se expandirão ainda mais, pois, há uma necessidade crescente de suprir as necessidades tecnológicas que as pessoas possuem.
Parte da população atual tem acesso á essas mídias, sendo assim, é um meio de comunicação potencial, pois atinge um número grande de pessoas e permite a diversificação de meios e formas de divulgar produtos e serviços.
Acredito que cada mídia tem seu espaço e seu público, não havendo substituição de outras mídias pelas digitais.
A inclusão destas novas mídias na sociedade pode causar uma mudança grande em todos os níveis, incluindo o da comunicação.
Mas com certeza, essas mudanças virão para melhorar todas as áreas e formas de publicidade.
A minha opinião em relação as mídias, é que hoje temos espaço para todos os tipos de mídias.
Agora quando usá-las, quanto tempo, investimento etc. Vai depender do nosso target.
Lógico que as novidades são bem mais aceitas por uma grande maioria “jovens” que trocaram o seu passa tempo ou hora livre que era a TV pela internet, onde estão online quase que todo o tempo. Mas, não podemos descartar as mídias convencionais TV, rádio, jornal, revista. Ainda temos um grande público que se conecta a esses meios, como as donas de casa na hora da novela ou programa de fofocas. Os conservadores que não dispensam o jornal de todos os dias, as noticias ou música no transito.
Acredito que essas mídias não acabarão tão cedo, ou até mesmo nunca. Acredito sim, que serão adaptadas ao longo dos anos e que a internet, mídia digital com toda certeza serão a grande evolução na comunicação, mas não o único meio.
Fabiana Cabral
O texto é longo porque não consegui me expressar com poucas palavras dessa vez.
Vendo e convivendo neste cenário global onde a tecnologia não para de evoluir, eu me pergunto: o que diria Antonio Meucci (Pai do telefone) se visse a ferramenta de interatividade que se tornou sua inveção; será que Henri Mill, entitulado inventor da Máquina de Escrever, saberia reconhecer o “bisneto de sua criação”, que hoje chamamos de computador?
Assim como as grandes invenções, a Propaganda também passou por sua “éra cretacea”, mas o fato é que: a necessidade de anunciar algo para alguém, com intuito de que esse alguém apodere-se desse produto e/ou serviço, acompanha paralelamente os diversos meios criados e recriados pelo homem – sejam eles tecnologicos ou não – que em sua maioria, dentre as finitas finalidades, servem de plataforma para que essa mensagem possa chegar à esse alguém potencial. Ter algo para anunciar e ter onde o fazer são como irmãos siameses, e isso vem sendo assim desde de sempre.
Com a tecnologia impressionando o mundo, cada dia mais, têm muita gente dizendo que o rádio FM e AM vai deixar de existir; que os livros não serão mais tão procurados e blábláblá.
A meu ver, a Máquina do Henri e o Telefone do Meucci nunca deixarão de existir. Eles se adaptaram a seu tempo, sem falar na TV de LCD, no MP8, no MD, na camera digital e outros muitos, que tiveram uma versão primórdial e que nos dias de hoje, são consideradas velhas e ultrapassadas.
30 segundos de exposição de uma marca no horário nobre de uma emissora de televisão, trás um retorno positivo, a médio ou longo prazo dependendo do planejamento, em resposta ao investimento, que por sua vez é muito alto.
A partir do momento que a Internet foi liberada para o uso da massa, o n° de acessos, desde então, tem crescido gradativamente, e como sabemos se tornou um efeciente meio de comunicação, que tem influência tanto na classe baixa da sociedade, quanto no mais alto e selecionado público. Com a chegada da WEB 2.0, eu não arriscaria dizer que ficou mais fácil à empresa falar com público-alvo, mas diria que ficou mais barato. Está cravada o inicio de uma batalha: de um lado a TV e o Rádio, do outro a Internet 2.0.
Buscando uma possível resposta à sua primeira pergunta do texto Professor, cheguei a seguinte conclusão: É óbvio que TV e Rádio – por vários motivos, que não valeria apena por aqui porque deixariam esse post ainda mais longo – estão fora do risco de serem substituidos por algo mais avançado nos próximos 5 ou 10 anos, mas queira a Globo ou não, o mundo hoje está conectado com ferramentas de interatividade, no qual a TV, nesse quesito, ainda não é tão relevante. Se o benefício para se trabalahar com essa ferramenta, do ponto de vista publicitário, for melhor ou igual ao da TV e do rádio e se esse benefício ainda trouxer amarrado a ele um custo significativamente menor, o Sr. “Jornal Nacional” que me desculpe, mas eu iria procurar o Jovem “W.W.W” para me ajudar.
Particularmente, sou um pouco concervador em certas coisas. Se pudesse datilografar uma carta para Henri, ou fazer um telefonema para Meucci diria o seguinte: Suas criaturas hoje fazem a mesma coisa que faziam quando vocês as criaram só que de uma forma diferente.
Acredito que a integração das mídias não irá acontecer, já existe!
Mídias digitais estão crescendo e atingindo cada vez mais pessoas. Sabe-se que no Brasil o acesso à internet, por exemplo, é extradionário – e extrapolado, eu diria. Com celulares/smartphones podemos dizer que somos um país high tech de tão grande que é o consumo. Portanto, se torna um pouco mais fácil atingir o público.
Particularmente, acho muito interessantes as mídias digitais. São atrativas, bem desenvolvidas e sem limite da imaginação. Um grande passo para a publicidade e propaganda e que devemos aproveitar.
Quanto à palestra apresentada, o conteúdo muito interessante e em boa parte diferente, colaborou para abrir nossas mentes para esse “velho mundo novo” de mídias.
Quanto mais contato nós, alunos de comunicação, tivermos com profissionais no assunto, será melhor para o mercado.
Anne Matos
E-commerce, relacionamento, interação, Newsletter, novidades…e quantas novidades…
Diariamente as mídias digitais nos trazem inovações, novas tecnologias, novos meios de nos comunicarmos com quem está longe como se estivesse aqui, ao nosso lado, tudo bem que a telefonia, já nos trouxe isso há algum tempo, mas não com tanta facilidade, praticidade e tão baixo custo.
Hoje as comunicações abrangem muito mais pessoas, em muito menos tempo, com comunicações mais diretas, possibilitando o consumidor, com um clique já estar efetuando um pagamento e aguardando 24hs para receber o produto que comprou em pouco menos que 15 minutos.
Claro, que algumas coisas que a “era digital” traz, é uma melhoria do que já existe ou existiu de uma alguma maneira, como a mala direta postada, essa, é claro, ainda existe e vai existir por muito tempo, até mesmo por que, existem pessoas que gostam de coisas físicas, ou até mesmo, que não se enquadram ou gostam da tecnologia.
Tudo que é novo demais, deixa pessoas meio assustadas e desconfiadas, mas aqui no Brasil, tudo que é novo demais, gera redes de massa, um grupo de 10 que vai se ploriferando e logo se torna 1000000 e assim vai…por que é novo, como vou estar por fora disso?! Uma tecnologia que não conheço?!
Bom, mas eu mesma após a palestra e vendo o ultimo vídeo, fiquei com um frio na barriga. Não sei se todos se lembram, mas quando foi passando a tecnologia em 2015…e assim por diante, fiquei vendo a capacidade de expansão que ainda temos pela frente, as tecnologias das mídias que ainda estão por vir…sempre melhorias…tudo parte de um ponto inicial, mesmo no inicio de tudo, do mundo, quando para nós dos dias de hoje era / é uma tecnologia arcaica, na verdade, apenas um inicio de uma melhoria do amanhã…e assim que será sempre…
Num futuro, não muito distante, a evolução, o alcance, as freqüências….tudo…serão a melhoria do hoje…e nenhuma mídia derruba nenhuma outra, pois sempre vai existir a tecnologia do hoje, seja para mim, para você, para o meu amigo…o que gosta de pagar a conta no banco, por que na internet é perigoso, o que gosta de receber o impresso…e também, a eterna busca da superação…que para nós hoje são as MÍDIAS DIGITAIS e eternamente será assim e que se mantenha sempre assim, crescendo…abrangendo…e conquistando cada dia mais.
Pois é desse crescimento que depende o que vi no ultimo filme, o mundo do futuro onde o GPS será o que a de melhor da internet em movimento.
Obrigada professor pela excelente palestra, me fez rever conceitos e evoluções.
Eu estive na palestra e me adimirei com a projeção feita para o futuro em relação as tecnologias, acredito sim que o crescimento é constante e que as técnologias vão atingir 100% da população, no entanto acredito que não veremos mais na história algo tão impactante quanto o surgimento da internet, que em poucos anos evoluiu drasticamente.
Devido a correria do dia a dia as mídias precisam ser cada vez mais criativas, em matéria de criação e de posicionamento, a mesmisse já não consegue mais atingir o target desejado, agora é preciso planejar muito bem para que a propaganda se torne atrativa e o público tenha interesse em assessá-la.
A mídia digital é uma grande ferramenta de comunicação e tende a ser cada vez mais utilizada, devido ao grande fluxo de usuários, no entanto é uma mídia que exige muito dos profissionais de comunicação pois acima de tudo precisa despertar o interessa ao invez de incomodar o internauta.
A palestra ministrada recentemente pode esclarecer de forma mais dinâmina a importância da mídia digital na relaidade em que estamos inseridos.
No meu ponto de vista, desde o surgimento da mídia, pudemos contar com um leque muito amplo de variedades no setor publicitário. A mídia digital chegou para complementar as mídias já existentes, isso certamente gera concorrência entre os meios, mas o avanço da tecnologia e das opções nos deixa propensos a isso, faz parte. Analisando um plano de mídia, podemos observar que determinada peça/ campanha só tem efeito se veiculado no meio adequado ao target, sejas rádio,TV, cinema, etc porém é necessário compreender que todos os meios podem trabalhar juntos. A internet e suas ferramentas podem completar um plano de mídia mais abrangente. Vale a pena observar a importância de cada meio dentro da sua particularidade e avaliar qual destes podem lhe trazer o retorno pretendido.
Susy Arcanjo Tristão
Como sempre diz o prof. Palares, como vamos saber com quem estamos falando quando anunciamos na internet? Complicado informar ao nosso cliente que vamos usar o dinheiro dele mas não sabemos se vamos falar coma seu publico, mas é logico que isso jamais pode acontecer, muitos estudos são feitos antes de passar qualquer informção ao nosso cliente. Falar que a midia digital não presta ou é um dinheiro jogado no lixo, é sinal que a pessoa não vive no mundo moderno, pois muitas coisas são realizados a partir da internet.
Nos perguntamos ate quando será essa briga de midias, capaz que um dia saberemos como atingir o nosso publico com a midia digital, pois o mundo digital vai se especializando cada vez mais.
Na midia digital temos a vantagem de podermos fazer varios formatos de divulgação, tal como banner, desenho, video, som, jogo os quais interagimos mais com nosso publico, atrai muita atenção das pessoas, e acaba ficando na cabeça delas, o problema é com quantas pessoas vamos interagir, agora se eu citar a midia de massa posso ter certeza que vou falar com muita gente e com a pessoa certa.
Acredito que a midia digital irá mudar muito e tera um conceito mais amplo no mercado publicitario a partir daí será mais facil manusea-la. Deixa-la de lado será uma forma perdida de comunicar o produto/serviço, alem do que nosso objetivo é informar e divulgar nosso produto ao publico independente da midia.
Essa semana o meu marido estava me contando sobre o falecimento de Piragibe Nogueira com mais de 100 anos que ocupou a Presidência do Conselho Consultivo do clube do São Paulo. Começamos a pensar em como era a vida desse senhor na época que ele nasceu. Se quer existia televisão, ou seja, ele nasceu sem nenhuma tecnologia e morreu na era da internet.
A evolução que ele pode acompanhar ao longo dos anos vividos, foi algo absurdo. E não precisamos voltar há 100 atrás, basta voltarmos a pouco mais de 10 anos. A internet estava surgindo, e em pouco tempo surgiu um aglomerado de aparelhos digitais e a cada dia novas tecnologias vão aparecendo. Hoje em dia é tudo tão rápido que precisamos estar atentos. Se ficarmos um ano isolados do mundo, da internet, ficamos ultrapassados, porque as mudanças ocorrem diariamente.
Porém eu acredito que a grande evolução já aconteceu nesses últimos anos (A internet), a partir daí nada será tão impactante quanto.
A televisão e o rádio, foi um dia as maiores tecnologias existentes, e hoje quase podemos dizer que são ultrapassadas. Já não podemos mais vê-las como principais mídias, afinal as mídias digitais estão crescendo e ocupando grande parte do mercado.
É difícil dizer se vão substituir. Particularmente, eu acho que por enquanto ainda não existe nada que “substitui” a televisão. Eu não consigo colocar minha mãe, uma senhora de quase 70 anos pra ver novela na internet. Acho que a TV ainda tem um “Que” de tradição. Porém é fato que as mídias digitais estão por toda parte, conquistando cada vez mais adeptos. As gerações que estão surgindo irão lidar ainda melhor com a tecnologia, afinal nasceram com ela. E as mídias digitais com certeza são ainda mais significativas quando falamos com esse público.
O fato de agências se especializarem, mostra o quão forte se tornou a mídia digital. Não como uma forma de substituir, mas sim integrar. Acho que essa é grande vantagem. Se pudermos ter diversas opções, todos saem ganhando: Empresas, consumidores e principalmente comunicadores, que já não estão mais restritos a mídia de massa para garantir um bom alcance.
Na verdade, dou graças a Deus por vivenciar uma época onde o mundo está cada vez mais digital. Isto é um fato totalmente visível, perceptível… é quase… palpável!
Hoje é muito mais interessante procurar-se informações sobre um determinado assunto. Antes, nossa maior fonte de informações era, entre outras poucas, o bom e velho livro, que é interessante e tem o seu encanto, claro!, mas nada como navegarmos na internet, explorarmos assuntos variados através de sites perfeitamente estruturados, vídeos muito bem bolados, blogs com opiniões construtivas e interessantíssimas, enfim, além das mídias mais convencionais (rádio, TV…), hoje dispomos de um verdadeiro leque de ferramentas de apoio (blogs, podcasts, videocasts, redes sociais…) que são as mídias digitais. Elas dão um suporte imprescindível e são alternativas extremante fundamentais para uma comunicação mais direcionada (o que sabemos, é essencial para atingirmos públicos-alvos).
Nada como dispormos de tudo isso: assuntos diversos, atuais, nacionais, mundiais, acadêmicos, profissionais, pessoais… com uma facilidade e diversidade cada vez maior; Num clique.
Na palestra eu fiquei abismado com o poder da internet, claro já sabia de algumas coisas, mais nessa palestra percebi que o mundo digital com o passar dos tempos será concerteza um grande meio para nós publicitários divulgarmos nossas campanhas, com tantos novos blogs, sites de relacionamento, notícias atualizadas, será uma mídia muito interessante no futuro.
Na minha opinião as mídias tradicionais não vão acabar, mais não terão mais o poder que tinham ou ainda tem hoje, mas vão se tornar mídias secundárias.
Na palestra foi apresentada a evolução da mídia, a tecnologia usada para atingir e enriquecer o público que não assistem televisão e não lêem jornal com tanta freqüência, pois na internet estamos o tempo todo conectado devido o trabalho exigir, mesmo se não exigisse não conseguiríamos ficar com a janela fechada para o mundo e aproveitando muito bem isso as mídias digitais impactam a todo o momento com várias campanhas e mídias. É uma forma da empresa interagir com o seu público-alvo. E entendemos também que a mídia digital não substituirá as outras mídias.
A palestra apresentou a nova era, o investimento das campanhas na internet. Os vídeos que foram passados é a prova disso com a evolução das empresas Google, Microsoft, as redes de relacionamentos o comercial da Nike dentre outros.
Em comparação as outras mídias, no meu ponto de vista, a mídia digital está mais avançada por conter as informações super recentes e a interatividade.
As demais mídias, acredito que acompanhe o estilo de vida de cada pessoa. Por mais facilidade no acesso a internet, existe pessoas que estão habituadas por exemplo no caminho do trabalho ouvir rádio, ler uma revista…A mídia digital para essas pessoas, normalmente são mais utilizadas no trabalho ou em casa como lazer.
Com o avanço da tecnologia, a mídia digital tende a se expandir cada vez mais e mais rápido, porém acredito que a Tv, rádio, revista e jornais, nunca irão sumir, apesar de sabermos que atualmente a frequência já tenha diminuido.
Entender, compreender, acompanhar essa mudança da comunicação só vai nos ajudar a adaptar a mídia digital com as mídias mais tradicionais.
Com o passar do tempo vemos o quanto o homem vem evoluindo e superando os seus próprios conhecimentos.
A evolução das mídias esta presente em nosso cotidiano, podemos apreciar ela em todos os lugares, nas ruas, no metrô, nas rádios, na internet, nas televisões, nos cinemas e etc.
Focando na mídia digital internet, esta vem crescendo bastante, sendo tão rápida e eficaz, apenas com um “clique” já fomos impactados. Além da praticidade a internet é um excelente meio de divulgação. Hoje podemos acompanhar tudo o que ocorre no mundo através da internet. Até mesmo as novelas, filmes, seriados que nos faziam dependentes da televisão, está sendo substituído pelos computadores. Se observarmos uma grande parte da população trabalha com micros, então acaba sendo habito se atualizar através da internet.
Assim como o César Pallares falou, é considerável histórico a evolução da mídia e não há uma mídia que substitua a outra, todas tem um diferencial é só saber integra-las.
E esta integração depende dos profissionais de Comunicação e do Cliente, eles iram analisar e verificar o que realmente necessário para campanha e quais das “inúmeras mídias” podem ser utilizadas para maior impacto com o publico alvo.
Abrindo um parênteses (Outro dia observava meu irmão mostrando para minha avó como funcionava um Ipod, ela ficou encantada, conseguiu ver um álbum de fotos com a ponta dos dedos, até que em um gesto inocente, olhou bem para a ponta deles com a certeza de que meu irmão tinha colocado alguma coisa para que os dedos grudassem nas fotos que apareciam na tela, foi engraçado para nós, mas para ela foi uma descoberta, principalmente por estar acostumada a se resguardar com seu rádio de pilha e seu avental “surrado”).
Esse ambiente de mudanças tecnológicas tem afetado diversos aspectos da sociedade, a disseminação em massa hoje é nitidamente visível principalmente no que diz respeito a processamento, emissão e recepção de informações que se torna cada vez mais volumoso (inevitável).
A comunicação está mudando e é necessário repensa-la, a facilidade em criar e veicular em mídias digitais e a evolução delas faz com que a demanda aumente, porêm um coisa é disponibilizar alguma coisa na rede outra é conseguir criar algo bom para tal fim, mesmo assim essas novas tecnologias se tornam essenciais, pois trazem coerência e objetividade, através delas fica mais fácil o acesso as informações.
As agências de propaganda por sua vez precisam andar em paralelo com as inovações, acompanhando o crescimento e a evolução das mídias para que consigam falar a mesma língua de seu público criando um caráter produtivo e integrador. O Fato é que os meios de comunicação não se substituem, pelo contrário se completam, é um leque de opções e para desfrutá-los basta conectar-se.
Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pela palestra, foi muito boa.
A palestra nos mostrou novos métodos de comunicação e até outros métodos que nos já conhecíamos mas não sabia que era tão grande seu alcance e sua função, mas não podemos achar que essas novas mídias vão ocupar o lugar de outras até mesmo por que certas mídias já trouxeram um habito as pessoas, hábitos como ouvir radio, ler revistas e jornais, assistir televisão, etc.
Os novos tipos de mídias servem para ajudar, mas devemos ficar atualizados sobre o publico que elas atingem por que todas as mídias têm um publico diferente e nos devemos saber com quem falar, o quanto podemos gastar e as mídias acabam como um complemento para outras mídias.
Vimos também alguns vídeos tendo como meu preferido o vídeo mais impactante o vídeo da revolução digital. Cada dia que passa as mídias digitais mostram mais as suas forças e também o poder de influenciar as pessoas, temos mídias digitais que são capazes de falar com milhões de pessoas ao mesmo tempo.
Com tecnologia surge e se aprimora a todo momento,e os meios de comunicação não poderiam ficar de fora dessa nova forma de interação.
As mídias digitais, surgiram com a necessidade do homem precisar de comunicar com mais agilidade e eficiência,e trazendo resultados mais rapidamente, já que o mundo atual pede tal formato.
Para nós publicitários é muito importante estar atualizado com todas as formas de mídias, comunicação, ou qualquer outra forma de divulgação que aparece. É necessário para a sobrevivência da profissão sair da rotina e do habitual.Não podemos fazer uma campanha usando apenas as mídias mais comuns como jornais, revistas, TVs, radio, pois,hoje em dia, dependendo do target, através desses meios, não consiguiremos atingi-lo!
O mundo esta cada dia mais globalizado, e felizmente, não há nada que possamos fazer para impedir tal crescimento, seria péssimo que tudo continuasse como era há 90 anos atrás. As mídias tradicionais continuaram a existir em sua essência,porém com um “Q” de tecnologia.
Essas duas formas de se comunicar, a do passado, e a de agora (quecom certeza, virá a ser mais do que é hoje no futuro) se interagem e formam uma só,fazendo com que assim nínguem nada se subtraia e sim, sempre adicione.
O que pude perceber é que as mídias digitais com certeza, ganharam muito espaço no mercado publicitário, mesmo porque a internet cada vez é mais utilizada pela maioria das pessoas. Investir em mídias digitais é uma grande ferramenta para que o anunciante atinja o seu público alvo.
Agora dizer que as mídias convencionais, TV, rádio, jornais, irão ser substituídas totalmente é um fato que não acredito que irá acontecer.
A tendência é de que com a integração de todas as mídias, as Campanhas fiquem mais atrativas e consigam atingir boa parte do seu público de forma mais competente e direta.
Achei a palestra muito interessante e de grande valia para nós, que estamos entrando no mercado publicitário agora.
No meu caso, em especial, que trabalho com comunicação através da internet, pude ter uma visão mais ampla de como nossas ações podem alcançar e influenciar tanta gente, em tão pouco tempo.
Ficou claro que não tem como pensar em uma campanha de grande alcance sem pensar nas mídias digitais, em especial, na internet, que, em grande parte das pessoas, já se faz mais presente do que veículos tradicionais como TV e rádio.
Nosso papel, como ingressantes no mercado, é buscar atualização constante nesse mundo digitalizado.
Começo parabenizando o senhor pela palestra, uma das melhores palestra que eu já vi e de fato um assunto muito interessante, tendo em vista a quantidade de pessoas que se encontravam no auditório.
Sem duvida nenhuma com o surgimento das mídias digitais abriu –se um novo leque de oportunidades para nós publicitários, a única certeza que temos é que essa é um tipo de mídia que está em constante transformação devido a grande tecnologia.
A cada dia que passa mais e mais ferramentas de comunicação digital surgem no mercado e nós publicitários devemos estar sempre antenados a essas novas tendências.
Acredito que cada mídia tem seu lugar ao sol, uma com mais exposição ao publico, que é o caso da TV e outras mais segmentadas como as revistas.
Na minha opinião uma não vai acabar com a outra, tendo em vista que cada uma tem seu publico fiel. É o caso da dona de casa que assiste à sua novela à noite com o marido, o motorista que vai para o trabalho ouvindo o radio e etc.
São hábitos que são quase impossível de mudar, por isso uma não canibaliza a outra.
Posso dizer com toda certeza que a palestra foi de grande importância, pois não só eu como todos ali no auditório aprenderam muito.
Acabei me impressionando bastante com o video onde se retrata o crescimento da internet, com o Google comprando a Amazon tornando muito grande, quebrando o jornal The New York Time é algo meio que assustando porém é o retrato da internet e nos proximos anos.
Sabemos é claro que todas as mídias ainda possuem seus espaços, como os jornais, revistas radio..Mas como podemos perceber a propria Tv já esta entrando na era digital, afinal o público esta cada vez mais exigente, ou seja, necessita de um aperelho que tenha diversas funções atrelada. Na internet você possui esta liberdade, afinal pode-se ouvir musicas, assistir programas, ler jornais e revistas e interagir com outras pessoas conectadas pelo mundo, como email, msn, enfim um leque de opções, e com isso o mercado vem crescendo em muito. Porém o impacto com o publico em relação a outras mídias e muito pequeno, como por exemplo um Tv em horário nobre.
Realmente gostei muito de todo o conteúdo citado na palestra exemplo disso a Taggalaxy sensacional, pude aprender bastante e já ir me preparando para as grandes mudanças que estão por vir…..
Alessandro Melo
De fato, as mídias digitais têm crescido muito nos últimos tempos, e acredito que a tendência seja ela se expandir ainda mais.
Evidentemente, estamos diante de uma nova mídia, que apresenta uma comunicação diferente das demais,.
As mídias digitais tem o poder de fragmentar seu publico, oferecendo diferentes conteúdos para cada grupo de pessoas,
e ao mesmo tempo falar com todos, diferente das mídias de massa, que possui um conteúdo único para todos.
Apesar disto, acredito que elas não vieram tomar o lugar das outras mídias, mas oferecer uma nova opção. Por exemplo, pessoas que assistem TV também lêem revista, não que uma substitua a outra, mas que a complementa., da mesma forma, as mídia digitais irão complementar as já existente.
Ao mesmo tempo, ela é uma mídia capaz de incorporar outras mídias, isto é, ela faz uma fusão entre as linguagens das mídias já existentes, nascendo assim uma nova linguagem.
É fato que estamos diainte de uma grande mudança na área da comunicação, uma mídia que dá a possibilidade ao receptor de interagir com o seu emissor, tornando-se um emissor também , ou seja, transformam-se totalmente os conceitos de comunicação pensada na perspectiva das mídias de massa.
Acredito que cada mídia é diferente, tem aspectos diferentes. Dependendo do produto, do público que deseja atingir usamos determinada mídia.
O que acontece é que a mídia digital vem crescendo casa vez mais, chamando mais atenção do público.
Hoje, a maior parte das pessoas tem acesso a internet, tem mais facilidade, seja em casa, no trabalho, em Lan house, etc.
Com a internet as pessoas se interagem mais, e em hoje em dia o computador é uma peça fundamental em nossas vidas querendo ou não.
Não que a mídia digital vá substituir outras mídias, pois cada uma tem sua função, tem seu poder, mais a digital vai vir cada vez com mais força, com a tecnologia cada vez melhor, mais acessível.
O público creio que é praticamente o mesmo das outras mídias, com muito mais alcance e retorno das pessoas.
Minha opinião sobre isso é que tanto a mídia digital quanto a não digital tem seu espaço garantido no cotidiano das pessoas, pois cada mídia serve para um determinado momento, por exemplo: na hora do café da manhã, o jornal ou revista é bem solicitado, ao caminho do trabalho sendo no ônibus, trem, metrô, carro, normalmente está ouvindo rádio ou até mesmo lendo jornal ou revista, já no horário de serviço a pessoa pode estar acessando a internet ou ouvindo rádio, e quando chega em casa pode ver seu programa preferido na televisão, ou acessar mais o mundo virtual.
O público alvo é o mesmo, atinge desde crianças à adultos, porém talvez a internet no momento é o que se mais destaca pela variedade que ela oferece, além do que atualmente o que as pessoas mais procuram é um meio fácil de se relacionar, e através de blogs, orkut e site de relacionamentos podemos interagir com diversas pessoas.Na minha opinião acho que a mídia digital vem ganhando mais espaço, pela força que a tecnologia vem tendo cada vez mais, além de ter mais recursos e um maior alcance, porém se você analisar o impacto causado por um anúncio no metrô por exemplo na estação da Sé é muito grande, milhões de pessoas passam por lá em um único dia, ou até mesmo um anúncio em uma revista como a Veja, com um produto voltado a empresários, isso sempre vai depender do público alvo que se deseja passar a mensagem, o que se deveria era ter uma junção entre ambos os meios de comunicação, pois assim o impacto seria bem maior, quanto mais impactado o consumidor for, maior as chances dele adquirir o determinado produto ou serviço .
Mesmo com essa onda digital os hábitos brasileiros não mudam: jornais, revistas, rádios, banners, cinema, televisão, internet, tem um bom papel diante as propagandas atingindo um número significativo de consumidores
Mídias digitais foi um assunto muito pertinente para realização da palestra para área de Comunicação, talvez por isso o prof. notou um grande número de pessoas e total atenção.
Todos querem compreender essa mudanças que o mundo está passando, novos caminhos vão difundir ainda mais a Comunicação Global. O potencial que a Web pode proporcionar é grande e agora estamos começando a sentir os efeitos, o email que para alguns é um sinônimo de modernidade entre os mais jovens vem perdendo espaço para os serviços de comunicação instantâneas como MSN, Skype e outros.
Os agentes influenciadores são cada vez mais importante para conhecermos melhor a individualidade das pessoas, As redes sociais são um exemplo claro aonde pessoas que gostam de determinado produto ou são adeptos de algum estilo de vida se juntam em comunidades que crescem todos os dias.
Os Blogs tem grande importância nos dias atuais se quando surgiram os primeiros eram apenas diários abertos na internet hoje o que vemos é um amplo debate sobre temas que a sociedade quer entender melhor. Nunca se viu uma enxurrada tão grande de formadores de opinião o mundo está interagindo cada vez mais.
Cabe a nos comunicadores desenvolvermos conteúdo para sobreviver nesse novo cenário que está surgindo, e que não tem mais volta.
O tempo que desfrutamos da palestra foi muito valoroso e proveitoso. Neste tempo onde tudo parece passar tão rápido e as informações sobre os meios digitais estão sendo tão propagadas, é muito bom receber uma melhor orientação sobre o assunto.
Os meios mais conhecidos como a TV, o rádio, o cinema e outras mais, não irão sucumbir à nova era. É evidente que a sua popularidade irá diminuir, uma vez que as opções que a Internet e novos meios fornecem são muito vastas.
Há pouco tempo atrás, em minha empresa, decidimos começar e investir um pouco mais na Internet e nas opções que ela oferece. Começamos a pesquisar uma ferramenta da net e no meio do caminho, descobrimos que havia mais opções do que imaginávamos e acabamos por ter várias reuniões para decidir qual usaríamos.
Mas conforme a própria palestra mostrou, as mídias digitais são muitas e o desafio que existe agora é saber integrá-las com as mídias tradicionais.
Mudanças nunca foram muito populares e as pessoas, em sua grande maioria, ainda têm uma aversão a esta palavra, todavia, elas são inevitáveis, assim como as que estão acontecendo agora, então o correto a fazer neste momento é entender um pouco mais estas mudanças e se entregar a elas.
Assisti a palestra do Profº Pallares, saí do auditório com um sentimento bom, mas não sabia qual. Agora, revendo tudo, os vídeos, os textos, descobri. Tenho uma relação muito gostosa de amor e ódio com mídias digitais e acredito que isso aconteça com milhares de “navegantes”.
A curiosidade por novidades digitais, a praticidade e velocidade com que se consegue e transmite dados, o ludico da criação de imagens, da edição de seja lá o que for, o sem limite de fronteira é instigante.
Aquele que se loga, que acessa, não está mais aqui, está lá, em vários “lás” e quando se dá conta…que conta?! Perde-se em links, páginas, blogs, recortes, já encontrou o que procurava e muito mais, mesmo sem saber incluiu algo que alguém procurava, acrescentou, modificou, não só o instrumento, mas sí próprio.
Ao se deslogar, se apaixona com lembranças humanas, de encontros de amigos, do toque, do riso, do improviso…coisa que ainda não se transmite eletrônicamente. Ainda né?! Vai saber…
E no “mundo real” a gente pensa…”poxa, preciso rever a galera…que saudade da turma…faz tempo que não vejo meu amigo de infância…
E lá vamos nós denovo se logar pra convidar a galera, por e-mail, msn, orkut, msg, blootouch, gps, logo mais por holograma!
Essa é a tradução daquele meu sentimento do fim da palestra. Adoro navegar, descobrir, encontrar, integrar e ao mesmo tempo sinto tão forte a importância do contato físico, do olho no olho, enfim, daquilo que somos e se não fôssemos, não existiria conteúdo, na web claro!
Mas, estar nos dois lados ao mesmo tempo, não dá. Se você fica muito tempo logado, você está e não está com os amigos. E se você não está logado, você está absorvendo, trocando, encontrando, mas não está conectado com o mundo.
Amor e ódio com mídias digitais. Ódio num num bom sentido, se é que isso existe…é aquela raivinha que dá quando você passa o olho no canto direito da tela e descobre que deixou de fazer alguma outra coisa, por que se perdeu no tempo…na mídia, no mundo.
E o mundo das mídias está aí, se moldando para atender aos diversos públicos ou segmentos que foram fragmentados de uns 30 anos pra cá.
Ou o público foi se fragmentando para acompanhar, cada um no seu universo, as mídias que foram surgindo? Não sei…
Só sei que acredito, de verdade que, cada nova mídia que aparecer, terá seu público.
Por um exemplo bem simples. Quando surgiu a TV, o que se pensou do rádio? Que ia “morrer”, certo?!
Pois é, hoje minha TV, que pode ser considerada simples, tem rádio!
E não é que o rádio, está até na internet, que veio beeem depois da TV!
E assim caminha a humanidade.
E ainda bem que as pessoas são diferentes, por que isso me dá a certeza de que aparecerão muitos outros tipos de mídias digitais ou não, para atender essa gente, ou gente pra atender essas mídias?!
Enfim, a palestra foi muito boa. Trouxe muita informação e curiosidades sobre as mídias digitais e outras que nem eram digitais, mas se viram obrigadas a ser.
Obrigada Profº Pallares.
Aguardamos a próxima.
Quem sabe num broadcast?
Andréa Carla
Gostei bastante da palestra, algumas coisas citadas lá já conhecia, mas foi bacana ver a reação das pessoas ao meu lado ao ver o Taggalaxy e achar um máximo!
As novas mídias estão ai, e não temos como fugir. Acredito que nenhuma mídia substitua a outra, cada uma tem sua função e o que deve haver é a integração das mídias.
Eliane Cabral
Na palestra foi apresentado assuntos da nova era da comunicação.
Foram apresentados alguns vídeos onde o que mais me chamou a atenção foi o vídeo relatando, o início da nova era o início da evolução digital, com as empresas Google, Amazon, Microsoft, e o surgimento de ferramentas de relacionamento como MSN, Blogger, Gmail.
Mídia digital é a interatividade na Web, a evolução e também uma forma de integrar a comunicação.
Um exemplo de uma mídia digital que interagiu bastante com o consumidor foi a campanha do Carrefour com a promoção da “Casa Mágica” com a Ana Hickmann, uma camapnha que visou um alcance maior no seu desenvolvimento pois foi integrada aos meios de comunicação de massa.
As mídias não vão engolir uma a outra. Apesar da internet roubar a o Ibop da tv, as rádios por outro lado estão se ampliando via internet e alcançando um público maior, apenas a tv vai ter que se mexer, mudar e se adaptar com as novas tecnolias e é o que vem acontecendo com a TV digital. É claro que todos querem ver e ouvir o que bem entender, mas as mídias só tendem a se difundirem.
O público é o mesmo, o que acontece agora é um maior alcance, a internet permite ao usuário interagir muito mais do que com as mídias alternativas e o público fornece todas as informações necessárias aos veículos, onde a segmentação agora acontece com muita força. Isso talvez mude o ponto onde o público antigamento era procura e hoje ele está mais acessível a propagação da informação é mais rápida, talvez isso prejudique as empresas, o que é bom para o cunsumidor, pois ele encontra muitos canais na net para questionar ou favorcer um bem de consumo, seja esse canal formal ou seja ele um grupo que a pessoa pertença. Além de tudo, quem se comunica hoje, não fala só com a localidade onde reside e sim com todo o mundo.
Posso dizer que mídia digital é uma área que ao longo do tempo está crescendo e se expandindo por diversos lugares do mundo, podemos ver isso nitidamente hoje ao nosso próprio redor, como por exemplo, através da Internet, que é um meio que ainda “quase” todas as pessoas podem ter acesso de alguma forma e outros meios também como MP3, MP4 etc, e assim por diante.Mas por outro lado essa mídia é mais segmentada com campanhas ou propagandas mais chamativas e inovadoras para que o consumidor possa prestar mais atenção nas informações do que se quer transmitir.
Gostei muito de todo o conteúdo da palestra, nunca tinha ouvido tantas informações novas e importantes sobre esse assunto de mídia digital, consegui absorver muitas coisas deste todo, pois hoje em dia a mídia digital está “invadindo” nosso espaço de maneira rápida, mas ao mesmo tempo com certo cuidado também e por isso é muito bom estarmos bem ligados e informados sobre tudo o que ocorre nessa área de mídias digitais.
As Mídias Digitais hoje, são muito mais do que meios eletrônicos que tem como finalidade divulgar determinada mensagem. O que acontece, é que cada vez mais o desenvolvimento tecnológico mostra a sua força e também o poder influenciador que ele possui sobre as pessoas. Hoje existem inúmeras mídias que tem capacidade de propagar informações para milhões de pessoas ao mesmo tempo, de maneira muito eficiente, porém cada uma delas é voltada para um público específico. No caso da Mídia Digital, é possível perceber que o seu crescimento e a força que ela ganhou, deram espaço a muitas outras formas de comunicação, seja através de blogs, sites, redes sociais dentre muitas outras que estão disponíveis (como foi mostrado na palestra). Atualmente, a comunicação acompanha de forma assustadora toda essa tecnologia que está disponível no mercado, tecnologia essa, que fascina as pessoas e faz com que elas queiram fazer parte desse mundo virtual que tem um poder de persuasão muito grande, mas que também usa desse poder para manipular muitas pessoas. Não acredito, que as mídias mais tradicionais corram o risco de serem substituídas por essas novas mídias que vêem chegando, mas acho que a Internet hoje em dia, está muito mais presente no cotidiano das pessoas do que a Tv ou até mesmo o rádio, afinal o mundo está se transformando e as coisas já não são mais como antes.
Através da palestra pude perceber a dimensão que a Mídia Digital está tomando, e que a tendência é crescer cada vez mais, devido à força que ela conquistou entre as pessoas, e principalmente na área publicitária, que hoje precisa dela para passar a sua mensagem e atingir os resultados esperados em uma campanha.
Priscila I. Mellone
Fui na palestra e agora, estou vendo os vídeos novamente, com melhor qualidade no som, prestando maior atenção.
Queria em primeiro lugar parabeniza-lo pela palestra. Muito boa! E para completar seus comentários, deixo os meus:
Não acredito que uma mídia vai acabar com a outra. Primeiramente porque está no hábito brasileiro a cultura de ouvir rádio para ir ao trabalho, escola, etc. Está na cultura ver televisão com a família nos finais de noites e domingo após o almoço, por exemplo. Brasileiros gostam de cinema, gostam de ler jornais, revistas, etc. e isso faz com que continuem a “ver” outras mídias. Só que a verdade é que com a Internet muitos diminuiram o contato com outras mídias, apenas isso. O computador e a Internet está no cotidiano de muitos assim como a televisão e o rádio, porém com o diferencial de interagir com o público.
Acredito que uma mídia se destaca mais que o outra, dependendo de “com quem” queremos falar. O quanto temos de verba para propagar. Quanto tempo temos para divulgar. Acredito também que as mídias caminham lado a lado, uma podendo complementar a outra. Uma campanha pode dar certo sendo apenas em uma mídia, mas acredito que se usarmos uma complementando a outra daria mais certo. Pois causa lembrança na mente do culsumidor, por exemplo, ele está na rua ouvindo rádio e ouve algo, quando chega ao trabalho, entra na internet vê um banner, se interessá-lo ele lembra do rádio e já procura algo. O mesmo acontece com as outras mídias.
Em relação a Internet, tenho minhas dúvidas, até quando vai ser bom os bogs, orkut, etc…? Penso nisso em relação ao filme que vi sobre a Internet em 2015. Será que não vai começar a se tornar invasão pessoal? Orkut já mostrou que é. As pessoas apagam recados, não colocam fotos de seus filhos com medo de que alguém veja e aconteça algo com eles. É como se a vida fosse rastreada, monitorada sempre, isso deixa as pessoas com medo.
Por outro lado, Internet não é só isso, certo?! Temos sites sérios, de notícias, entreterimento, compras, etc. com tudo e todos os gostos.
Acredito que a Internet vem ganhando maiores créditos pela questão de interagir com as pessoas, de todos poderem se comunicar uns com os outros em pouco tempo, pela facilidade que ela nos poem no dia-a-dia.
Agradeço a palestra.
Sim, me fez pensar um pouco mais e procurar sites na qual nem sabia que existia…
Audrye.