“Já foi o tempo em que as pessoas compravam sapatos para manter os pés secos e aquecidos.
Elas compram sapatos em função do modo como eles as fazem sentir-se masculinas, femininas, vigorosas, diferentes, sofisticadas, jovens, na moda.
Agora o nosso negócio é vender emoção, em vez de sapatos.”
Francis C. Rooney
8 Comentários
Antes faziamos compras por necessidade, hoje se comprar por luxuria.
Isso poderia facilitar as vendas, mas acaba criando um cliente mais exigente em não somente ter, mas em possuir algo muito mais diferenciado e único entre os demais que serã fabricados futuramente.
Realmente vendemos uma fantasia, pois um cliente consegue comprar uma caixa bonita por fora que lhe traga por dentro bombons do mais baixo bom gosto.
Consigo vender um perfume de pouco tempo de mercado, somente pelo fato do último ator global fazer o comercial do produto.
O que importa é a marca e não o produto.
Não basta só vendermos o que a pessoa procura, temos que vender também o que ela não procura, despertar o interesse e o desejo de compra, não só daquilo que a pessoa necessita, temos que aguçar o desejo, estimular o comércio impulsivo.
O papel da publicidade desta forma, se torna parte fundamental no processo.
Cada vez mais as pessoas se preocupam com aspectos como aparência, conforto, modernidade, elegância. E isso faz com que a população de uma forma geral gaste mais tempo e dinheiro investindo em calçados, roupas, estética, em aparência de uma forma geral.
A maneira com que as pessoas se vestem em um determinado dia, o calçado, a roupa que usarão… tudo isso tem muito haver com a energia que você está sentindo naquele dia! A escolha das cores, dos estilos, da combinação… não é só uma questão de moda, mais principalmente uma questão de estado de espírito!
Vestir-se bem, representa um certo “status” em ambientes comerciais, sociais, viagens… Hoje a primeira impressão é a que fica, e a aparência tem grande importância nesse aspecto….causar um bom impacto e vestir-se bem para você e para o “mundo” já é um ótimo passo para uma evolução pessoal e profissional. Não é só a cultura e a inteligência que contam, mais também a maneira com que você é visto pela sociedade!
Esta frase me faz refletir e reforçar mais ainda a idéia que tenho sobre agregar valor a marca, entendo que inovação, bom atendimento, preço, prazo ainda são diferenciais que podemos oferecer ao consumidor. Mas defendo a idéia de que gerando desejo na cabeça do consumidor além de suprir suas necessidades materiais, supriremos as necessidades do seu ego… obtendo assim um consumidor satisfeito, e provavelmente mais um cliente fiel a sua marca, tanto pela razão , quanto pela emoção.
A idéia é, de certa forma, que o produto é existente para aquela determinada função, o objetivo é criar uma forma inovadora de atendimento que promova e incentive a autenticidade, promova mudanças de comportamentos nas equipes de vendas diretas e indiretas, desenvolvendo a qualidade no relacionamento com os clientes.
Inovação é a palavra que representa os dias atuais, o consumidor precisa de muito, de novidades, um exemplo são os aparelhos celulares que são lançados um modelo a cada dia. Conhecer o publico e saber suprir as necessidades dele é um dos pontos principais para obter sucesso nas vendas.
Hoje com a modernidade, tecnologia e sofisticação as pessoas não se importam mais somente com o conforto em estar vestido, calçado e arrumado…
Mas sim com diferentes modelos, cores, tamalhos e o que pode lhe dar popularidade….Eles buscam emoção, auto-estima e que todos percebam o que comprou mesmo que pague caro mas o importante é estar na “moda”.Então temos que buscar atraiar a atenção dos clientes com detalhes que para eles fazem toda a diferença…
Quando prestarmos mais atenção no que realmente nosso cliente quer, além do produto, venderemos muito mais!!!