01/08/2009

Saiba por que as redes sociais funcionam e estão longe de ser um modismo.

Redes sociais funcionam, vieram pra ficar e, existem há mais de 30 anos. Só mudou a plataforma. Quer ver?

PX“Alguém em QAP…. (QAP significa estar na escuta)

Toledo: QAP Cesar.

Cesar: E ai, já falou com todo mundo, marcou?

Toledo: já. 23h00 na frente do La Sorella QSL? (QSL significa “entendido”)

Cesar: ok QSL, estou indo pra lá

Toledo: não vou com meu carro, passa aqui e me pega ok?

Cesar: “ok, até logo mais”.

O “PX” foi uma febre no final dos anos 70 e início da década de 80, fazia exatamente o que as redes sociais baseadas na web se propõem a fazer nos dias de hoje, unir pessoas através de uma rede de compartilhamento e participação.

Era uma época onde não tínhamos celulares ou computadores, no máximo saquinhos de fichas telefônicas para ligar pra casa e ver se alguém tinha ligado ou deixado algum recado.

Com licenças de radioamador para PX e PY, tínhamos nossas redes. Nosso canal era o 11 e juntava toda a galera do Itaim e da Vila Olímpia.

Tinha outra galera no Brooklin que usavam o canal 7 e uma moçada lá pros lados da Augusta e Faria Lima que ficavam em outros canais.

Na curva da Iguatemi tinha a Roadstar, Casa do Radio Amador, local onde podíamos encontrar algumas pessoas de outros grupos da cidade. Algo parecido com um Congresso de Web, rsrs.

Os rádios instalados com sistema de gaveta nos carros também eram ligados em casa com transformadores e antenas fixas que eram mais potentes.

Tudo funcionava de maneira perfeita, quando eu saia da facu (PUC nas Perdizes) ligava meu PX que tinha um ganho a mais de potência feito por um colega eng. eletrônico. De lá, já conseguia falar com parte de meus amigos que estivessem em uma base fixa (em casa) com antenas melhores e amplificadores de potência.

Era meio assim, das Perdizes eu não conseguia ouvir meus colegas que estavam em seus carros, mas dava pra falar com o Toledinho em sua estação fixa com uma pequena bota de 5 kg (equipamento para aumento de potência odiado pela vizinhança, e proibido pelo DENTEL), aliás, acho que São Paulo inteiro escutava o Toledo.

Redes

Qual a semelhança ou equivalência entre essas redes? Vou dar alguns exemplos:

1 – O rádio PX unia um grande grupo de amigos.  As redes sociais via web também.

2 – Todos tinham algum interesse em comum. Nas redes sociais via web também.

3 – Todos se conheciam pessoalmente. Em muitas das redes sociais de sucesso também; ou se conhecem antes de formar a rede, ou depois.

Observe que toda grande plataforma para redes sociais via web, são formadas, na verdade, por inúmeras pequenas redes de amigos como o Orkut, Facebook, Linkedin, Myspace e por aí a fora.

4 – O PX nos aproximava no meio da semana, quando não estávamos juntos de maneira presencial, todo mundo ficava com os rádios ligados à noite. Nas redes via web, igualzinho, é você à noite, em casa, na net, lendo e mandando recados; isso se não estiver online no gmail, MSN, Facebook, Orkut, etc.

Poderia ficar uma noite inteira mostrando as semelhanças entre a geração PX e as novas gerações baseadas em redes sociais via web, mas não é o objetivo aqui.

Rede

O que deve ser considerado:

1. Redes sociais não são um fenômeno pós-web, existem há mais de 30 anos embora em outras plataformas: PXs, BBSs, ICQ, etc.

2. Tem o poder de unir pessoas em torno de interesses comuns.

3. Tem grande relevância na vida das pessoas.

4. O sucesso está baseado na ambiência que a rede oferece.

5. Não são um modismo (fato passageiro) já deixaram de ser uma tendência e pelo tempo que estão presentes devem ser consideradas como uma mega-tendência.

E ai? Ainda acha que as redes sociais não funcionam?

Para planejamento de midia online/offline click aqui

Para planejamento de marketing e comunicação online/offline click aqui

29/07/2009

A qualidade tem preço

Até onde o poder das negociações não comprometem a qualidade? Pense nisso quando estiver comprando uma especialidade e pensando em pagar por uma commodity.  Selecionar seus fornecedores ou a compra de produtos só pelo menor preço pode comprometer seus resultados finais, ou seja, a qualidade do que você compra, produz e entrega. Essa é uma lei imutável, na economia chamamos de curva de elasticidade, no popular… se esticar muito, a corda arrebenta.

A qualidade tem preço!

28/07/2009

AI – Arquitetura da Informação. Qual a sua dimensão ou, qual deveria ser?

Por que algumas ações on-line funcionam e outras não? Em parte por uma somatória de fatores como conteúdo, design, tecnologia, planejamento, criação, usabilidade, navegabilidade, etc. E de quem seria a responsabilidade dessa união e como fazer para que tudo funcione e atinja seus objetivos no ambiente on-line?

Parece uma pergunta simples, mas se assemelha a outra: por que em uma mesma Rua da Vila Olímpia alguns bares bombam e outros fecham? Alguns dizem que para isso não há respostas, discordo, em minha opinião é uma simples questão de ambiência.

Procurar o engajamento das pessoas na web ou fora dela, não é uma tarefa fácil e, pra piorar, muitos planejadores pensam produtos e não pessoas.

Pense pessoas; planejar uma ação ou um simples web-site sem ter em mente a realização das necessidades das pessoas é um bom caminho para não termos caminho algum.

Pense um pouco… Ser feliz é a maior de todas as necessidades humanas, as pessoas querem ser felizes, simples assim. Por isso que alguns bares bombam e outros não, “AMBIÊNCIA” que proporciona felicidade e satisfação.

four_2

Portanto, se você quer fazer algo na web que realmente funcione, ajude seu público a encontrar a tão sonhada felicidade. Ofereça aos outros o que você gostaria que fosse oferecido a você mesmo. Agora só falta decidir a quem cabe essa missão em planejar para que esse objetivo seja atingido. Será que serão os arquitetos da informação?

22/06/2009

Convergência digital

Na briga pela convergência das mídias, eu particularmente acredito em multimeios ou, multimídias, o que acho mais razoável. Diversas mídias por diversos meios, atendendo sua necessidade no momento. Mídias aplicáveis em diversas plataformas.

Como já comentei em post anterior, vai ai um link do MeioBit com matéria de Carlos Cardoso e o lançamento da Asus. vale a pena conferir.

eee9_Asus

31/05/2009

"Onipresente" e-book para download

Para todos que querem saber um pouco mais sobre marketing digital vai ai mais uma dica, já está disponível para download o e-book “Onipresente”, do meu colega Ricardo Cavallini, Aproveitem!

Ricardo_C

“Onipresente, o terceiro livro de Ricardo Cavallini, fala das mudanças que estão ocorrendo com o consumidor, nas agências, na comunicação”. Não apresenta fórmulas mágicas, mas colabora com conhecimento, tão importante nesses tempos empíricos.

Se você ainda não entendeu essa tênue relação entre o “gut felling” e o conhecimento, vale lembrar a frase antológica de Lee Trevino, um dos golfistas de maior sucesso no mundo. Após uma tacada longa e precisa, uma voz feminina gritou da arquibancada: “Que sorte!”. E Trevino respondeu em voz baixa, mas perto dos microfones: “É minha senhora…quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho.”….

Para download aqui.

20/05/2009

marketing digital – midia online

Roteiro completo, planejamento e apresentação. Marketing digital – Plano de mídia online e off-line atualizado em maio de 2009 com escolha das mídias, cálculos de superposição, custos, roteiro de apresentação, modelos de contrato, utilização das ferramentas Ipsos Marplan, etc. Como prometido, roteiro completo para a elaboração de TCC disponível para download.

Para planejamento de marketing e comunicação online/off-line,

click aqui

28/04/2009

Marketing digital e a mídia online, muito além dos 30 segundos.

X-MEN ORIGINS – WOLVERINE , da Fox, com estréia nesse 1 de Maio, usa e abusa das mídias digitais para promover seu lançamento. Facebook, Myspace, Digg, Delicious, Twitter, vídeos, synopsis, gallery, mobile wallpapers, ringtones, screensaver, wallpapers, im icons, time warrior game, register, partners, weapon x app, iphone app e por ai vai, uma festa para os fãs de HQ. Para conferir toda essa diversidade acesse o link e veja em quantos 30 segundos essa galera vai se envolver

x-men-6

25/03/2009

Sai o primeiro manual de boas práticas para a Publicidade online

Durante fórum promovido pela MMA, Mobile Marketing Association, com o apoio do comitê de mobilidade do IAB Brasil, foi divulgado em São Paulo, nesta terça-feira (24/03/09) o primeiro manual com especificações técnicas e de boas práticas para a publicidade móvel; disponível para download aqui.

Com informações que vão desde instruções técnicas como formatos de anúncios até as melhores práticas e assuntos ligados à privacidade do consumidor, o Marketing Digital começa a tomar forma quanto às questões de Mobile Marketing.

midia_movel

24/03/2009

Como desinstalar o MSN 9 – Windows Live Messenger 2009

msn9Como tem muita gente arrependida e que não estão conseguindo desinstalar o MSN 9 – deixo aqui uma solução, rápida e fácil que eu mesmo utilizei.

1º – Você precisa instalar na sua máquina um desinstalador, não serve qualquer um, nesse caso o SAFARP funciona e também serve pra limpar aquele montão de programas que você instalou, não quer mais e, teimam em não ir embora rsrs.

2º – Abra o programa e procure por Windows Live Messenger

3º – Clique em REMOVE

4º – Se der algum erro, marque o Windows Live Messenger e clique em REPAIR

5º – Ai você repete o 2º e 3º passo.

6º – Pronto – É só instalar a versão anterior – No meu caso a versão 8.1 do Windows Live Messenger – compilação 8.1.0178.00

Se não quiser fazer isso use o Meebo para navegar.

Não estou abandonando o MSN9 – é que no meu dia-a-dia estou envolvido com muitas informações sigilosas de empresas e clientes, tenho que tomar certos cuidados com a privacidade de minha máquina. Então, por hora, e por considerar o MSN 9 um pouco invasivo – embora ainda não tenha solicitado uma análise técnica sobre a criança, preferi voltar a versão anterior.

Veja também nesse blog informações sobre navegação e privacidade na internet.

Para quem pediu outra opção de desinstalador, pode usar o Windows Installer Cleanup – disponível no baixaki.

DICA – use os dois desinstaladores – primeiro o Safarp, depois de uma geral nas pastas, inclusive ocultas e exclua tudo o que for Live, depois utilize o Cleanup – é 100% garantido. abs.

22/03/2009

Marketing Digital – O Marketing depois de amanhã.

Marketing Digital; uma nova disciplina?!

Pouco se fala sobre as profundas transformações que a revolução digital vem provocando na forma de pensar e planejar o Marketing Empresarial. Em conseqüência dessa nova, e já não tão nova, revolução, o Planejamento de Marketing e de Comunicação como o conhecemos está sofrendo profundas transformações.

Para entender um pouco mais essa inevitável revolução, estou deixando disponível para download, o e-book “O Marketing depois de amanhã” de meu colega Ricardo Cavallini, e prefácio de Washington Olivetto.

marketing-digital-1

22/03/2009

Marketing Digital e a importâncias das métricas

Web Analytics – Uma visão brasileira – é um e-book, disponível aqui para download, que aborda com muita competência questões como: Métricas, O que medir e como medir, Behavioral Targeting, entre outras importantes questões para o bom desenvolvimento do Planejamento de Marketing Digital e o Planejamento de mídia online.

Em contra partida, no post anterior, destaco as tendências de privacidade que começam a surgir e que podem comprometer o desempenho e a fidelidade dos trabalhos de análises. Não deixe de conferir e comentar.